Avatar do usuário
Por mafewmelo
Quantidade de postagens
#115755
Na série Black Mirror, da produtora Netflix, é retratado um caso fictício de um jovem que tem um vídeo íntimo gravado por um vírus de computador, gerado ao entrar em um site pornográfico. Entretanto, assim como na trama, o Brasil passa pelo desafio de conter a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet. Tal problema relaciona-se com os conteúdos digitais apresentados pelos algoritmos e a alienação provocada online.
O sociólogo Theodor Adorno possuía como uma de suas teses o conceito de Indústria Cultural, no qual infere-se que há uma intencionalidade autoral por parte da mídia em disseminar determinados assuntos. Ademais, no mundo dos internautas esse engajamento é direcionado pelos algoritmos, recurso de programação que estuda os costumes do usuário para fazer recomendações. No entanto, assim como funciona na TV e no Rádio, a população geral não sabe se existe um manuseio incorreto dos dados de uso coletados.
Seguindo essa perspectiva, o filósofo Karl Marx estudava o fenômeno social da alienação, em que o indivíduo encontra-se em estado de perdição e desconhecimento sobre assuntos importantes a sua vida em comunidade e seus direitos. Assim, ao possuir moradores que versavam sobre futilidades enquanto desconsideravam o papel de cidadão, uma cidade estaria rendida à alienação. De forma análoga a essa análise, o espaço conectado serve muitas vezes como o escapismo fútil com objetivo de distrair e, segundo Marx, alienar.
Em suma, percebe-se a extrema importância de dar atenção ao tópico da segurança digital no Brasil. Órgãos como o Ministério da Comunicação junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia devem criar leis de incentivo à transparência de serviço para empresas como o Facebook e o Twitter, a fim de promover maior tranquilidade aos usuários e combater possíveis golpes criminosos na Internet, como o caso da série americana.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
83 Exibições
por maria200511
4 Respostas 
498 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
66 Exibições
por Vanex77
6 Respostas 
239 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
81 Exibições
por jesziara
1 Respostas 
134 Exibições
por Nilce17
0 Respostas 
66 Exibições
por Isah05
3 Respostas 
207 Exibições
por Evely190301
6 Respostas 
306 Exibições
por Takina
4 Respostas 
163 Exibições
por Skyme
Violência nas escolas

Segundo o filósofo polonês zygmmunt B[…]

A Eco-92, uma das maiores convenções[…]

No mundo contemporâneo, e representado pela[…]

fluttershy lais458 KaioP366 Deivson123 […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM