Avatar do usuário
Por MrMago
Quantidade de postagens
#118254
No anime "Neverland", são retratadas a manipulação e a ilusão de liberdade, quando as crianças, órfãos, são influenciadas a se destacarem nas disciplinas, acreditando que seriam adotadas e sairiam daquele lugar, entretanto, são apenas servidas como alimento para os monstros. Infelizmente, pode-se relacionar o acontecido fictício com a realidade contemporânea, já que muitos brasileiros têm seus comportamentos manipulados pelo controle de dados na internet, visando gerar essa falsa liberdade e nutrir o algoritmo. Diante disso, percebe-se que as principais consequências dessa problemática são: a dificuldade na socialização dessas pessoas e a exclusão de certas culturas e conhecimentos.
Diante desse cenário, é crucial discutir sobre os impactos que essa manipulação pode causa na interação desses indivíduos. Sob esse viés, é possível relacionar tal tese com o ocorrido no filme "O quarto de Jack", no qual o garoto e sua mãe são mantidos em cativeiro por um pedófilo, sendo assim Jack tem somente acesso àquilo que o agressor o permite ter, influenciando no seu desenvolvimento, por conseguinte, após conseguirem sair daquela prisão, o menino apresenta dificuldade em se adaptar, logo, desejando voltar para o cômodo. Nesse sentido, é notório que o domínio do conteúdo fornecido para os usuários, pode trazer uma certa dificuldade na socialização com aqueles que não usufrui dos mesmos conteúdos e criando essa sensação de desconforto vivenciada por Jack, fazendo com que não queiram sair da zona de conforto.
Ademais, deve-se ressaltar que não somente acarreta a dificuldade em socializar, mas também há a exclusão de certas culturas e conhecimentos. Nesse contexto, tem que se citar o filósofo Paulo Freire, que diz "A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades", ou seja, se o usuário consumir somente aquilo que o algoritmo acredita ser do seu interesse , há uma limitação dos seus conhecimentos, assim havendo a exclusão de certas informações. Desse modo, é nítido que cerca de 85% dos adolescentes tem seus comportamentos controlados e seus conhecimentos limitados por conviverem somente com aquilo que lhes trazem conforto, dessa forma, é perceptível a necessidade em informar a população sobre esse domínio nos seus conteúdos e acabar com essa manipulação.
Portanto, medidas são necessárias para solucionar o impasse. Para tal, cabe ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação desenvolver palestras, por meio das redes sociais, televisões e rádios, para orientar e informar a população, sobre como funcionam os algoritmos presentes nessas plataformas, como não ter essa limitação das informações e a importância das diferentes culturas para o seu desenvolvimento, com isso se espera acabar com essa manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#0
Oi, @MrMago. Muito boa redação! :D
- Eu adoro The Promised Neverland, mas acho que a analogia precisa ser mais desenvolvida para as peças se encaixarem.
- A analogia do D1 também não ficou tão forte.
- Por que o controle de dados origina uma dificuldade de socialização? Desdobre.
- A citação do D2 foi bem relacionada à argumentação.
- Cuidado com o uso inadequado do conectivo conclusivo "desse modo". A relação conclusiva existe quando é possível, a partir das ideias apresentadas anteriormente, chegar a uma determinada conclusão. Nesse caso, isso não ocorre, porque não é possível inferir que "cerca de 85% dos adolescentes tem seus comportamentos controlados e seus conhecimentos limitados por conviverem somente com aquilo que lhes trazem conforto" com base no que havia sido discutido no parágrafo.
- Na sua C1, sempre fico em dúvida entre 120 e 160, mas dessa vez optei por 160 - assim como na maioria das outras vezes, com apenas uma exceção, pelo que eu lembro.
1
Avatar do usuário
Por MrMago
Quantidade de postagens
#118265
@Fortes , @med01 e @Felipe082, desculpa ficar incomodando, acho a forma como você corrigem interessante, se possível poderiam corrigir para mim, por favor e muito obrigada por tudo. <3
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#118350
Oi, @MrMago. Muito boa redação! :D
- Eu adoro The Promised Neverland, mas acho que a analogia precisa ser mais desenvolvida para as peças se encaixarem.
- A analogia do D1 também não ficou tão forte.
- Por que o controle de dados origina uma dificuldade de socialização? Desdobre.
- A citação do D2 foi bem relacionada à argumentação.
- Cuidado com o uso inadequado do conectivo conclusivo "desse modo". A relação conclusiva existe quando é possível, a partir das ideias apresentadas anteriormente, chegar a uma determinada conclusão. Nesse caso, isso não ocorre, porque não é possível inferir que "cerca de 85% dos adolescentes tem seus comportamentos controlados e seus conhecimentos limitados por conviverem somente com aquilo que lhes trazem conforto" com base no que havia sido discutido no parágrafo.
- Na sua C1, sempre fico em dúvida entre 120 e 160, mas dessa vez optei por 160 - assim como na maioria das outras vezes, com apenas uma exceção, pelo que eu lembro.
1
Avatar do usuário
Por MrMago
Quantidade de postagens
#118351
Felipe082 escreveu:Oi, @MrMago. Muito boa redação! :D
- Eu adoro The Promised Neverland, mas acho que a analogia precisa ser mais desenvolvida para as peças se encaixarem.
- A analogia do D1 também não ficou tão forte.
- Por que o controle de dados origina uma dificuldade de socialização? Desdobre.
- A citação do D2 foi bem relacionada à argumentação.
- Cuidado com o uso inadequado do conectivo conclusivo "desse modo". A relação conclusiva existe quando é possível, a partir das ideias apresentadas anteriormente, chegar a uma determinada conclusão. Nesse caso, isso não ocorre, porque não é possível inferir que "cerca de 85% dos adolescentes tem seus comportamentos controlados e seus conhecimentos limitados por conviverem somente com aquilo que lhes trazem conforto" com base no que havia sido discutido no parágrafo.
- Na sua C1, sempre fico em dúvida entre 120 e 160, mas dessa vez optei por 160 - assim como na maioria das outras vezes, com apenas uma exceção, pelo que eu lembro.
Muito obrigada, seu feedback é muito importante para mim, muito obrigada mesmo.
Quando estou fazendo a redação tento simular como se estivesse no enem. Na hora que fui fazer esse tema percebi que não tenho muitos repertórios, então tentei encaixar com o anime e o filme, porém já tinha noção de não se encaixavam no tema. E sobre a C1, infelizmente, estou com grandes dificuldades em encontrar meus erros, alguns só consigo perceber quando já se passaram dias que escrevi e outros até hoje não acho. Argumentação, eu acho que entendo o que estou errando, mas esta complicado em arrumar isso.
1
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#118357
Os desvios: https://docs.google.com/document/d/1ymL ... yb9xo/edit
Espero que isso te ajude ;)
Agora estou mais seguro em relação ao 160 da C1. Idealmente, eu deveria ter feito essa análise detalhada em todas as suas redações para atribuir uma nota mais precisa, mas é uma tarefa que, às vezes, demanda um tempo considerável. Peço desculpa por não ter te ajudado mais das outras vezes.
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#118358
Os desvios da sua redação à qual eu havia atribuído 120: https://docs.google.com/document/d/1C2g ... YNqBs/edit
Vou aumentar a nota da C1 para 160. Não acho que haja uma quantidade suficiente para justificar o 120.
Entretanto, encontrei inadequações coesivas que me impedem de atribuir a pontuação máxima à C4.
Com isso, o total permanece o mesmo.
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#118617
@MrMago, entra no link de novo e vê se você consegue ler os meus comentários. Eu tinha errado as configurações de privacidade :(
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
87 Exibições
por mafewmelo
4 Respostas 
500 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
70 Exibições
por Vanex77
0 Respostas 
84 Exibições
por jesziara
1 Respostas 
136 Exibições
por Nilce17
0 Respostas 
68 Exibições
por Isah05
3 Respostas 
207 Exibições
por Evely190301
6 Respostas 
307 Exibições
por Takina
4 Respostas 
163 Exibições
por Skyme
2 Respostas 
104 Exibições
por renanc921

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM