Diante desse cenário, é crucial discutir sobre os impactos que essa manipulação pode causa na interação desses indivíduos. Sob esse viés, é possível relacionar tal tese com o ocorrido no filme "O quarto de Jack", no qual o garoto e sua mãe são mantidos em cativeiro por um pedófilo, sendo assim Jack tem somente acesso àquilo que o agressor o permite ter, influenciando no seu desenvolvimento, por conseguinte, após conseguirem sair daquela prisão, o menino apresenta dificuldade em se adaptar, logo, desejando voltar para o cômodo. Nesse sentido, é notório que o domínio do conteúdo fornecido para os usuários, pode trazer uma certa dificuldade na socialização com aqueles que não usufrui dos mesmos conteúdos e criando essa sensação de desconforto vivenciada por Jack, fazendo com que não queiram sair da zona de conforto.
Ademais, deve-se ressaltar que não somente acarreta a dificuldade em socializar, mas também há a exclusão de certas culturas e conhecimentos. Nesse contexto, tem que se citar o filósofo Paulo Freire, que diz "A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades", ou seja, se o usuário consumir somente aquilo que o algoritmo acredita ser do seu interesse , há uma limitação dos seus conhecimentos, assim havendo a exclusão de certas informações. Desse modo, é nítido que cerca de 85% dos adolescentes tem seus comportamentos controlados e seus conhecimentos limitados por conviverem somente com aquilo que lhes trazem conforto, dessa forma, é perceptível a necessidade em informar a população sobre esse domínio nos seus conteúdos e acabar com essa manipulação.
Portanto, medidas são necessárias para solucionar o impasse. Para tal, cabe ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação desenvolver palestras, por meio das redes sociais, televisões e rádios, para orientar e informar a população, sobre como funcionam os algoritmos presentes nessas plataformas, como não ter essa limitação das informações e a importância das diferentes culturas para o seu desenvolvimento, com isso se espera acabar com essa manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.