No que tange a manipulação presente nos meios virtuais, a falta de privacidade dos usuários é um dos principais fatores. Assim como foi apresentado no documentário "O Dilema das Redes", são os algoritmos que concentrando-se em levar o indivíduo a perder inúmeras horas na internet, coletam as informações sobre seus interesses pessoais, tal como: o restaurante de sua preferência, as roupas que deseja comprar, como também seus posicionamentos políticos. Isso ocorre sem que haja o consentimento por parte de quem está acessando as redes, gerando uma sensação irreal de segurança, já que é na realidade todos os seus dados estão sendo rastreados para posteriormente serem utilizados em sua própria doutrinação.
Destarte, os conteúdos personalizados entregues aos navegadores dessas plataformas são alguns dos principais causadores da alienação coletiva presente na sociedade hodierna. Nesse viés, o filósofo Platão por meio da sua alegoria da caverna expôs como coletivo era suscetível a permanecer na cegueira intelectual, bem como continua acontecendo dentro da "web". Haja vista, as redes exercem uma participação ativa no cotidiano de milhares de pessoas ,especialmente de jovens, que estão constantemente sendo bombardeadas de informações que são selecionadas para a sua satisfação pessoal e que raramente serão contrárias aos seus interesses. Por isso, a população divide-se em "bolhas" com os assuntos que agradam aquele determinado grupo, como foi possível notar na pandemia da covid-19 com os altos índices de "Fake-News".
Portanto, é imprescindível que medidas sejam tomadas a fim de mitigar a manipulação que ocorre nos meios digitais. Logo, cabe ao Ministério da Educação conscientizar os estudantes sobre os conteúdos que são vistos por eles por meio de aulas , na matéria de informática e sociologia, e também em palestras que apresentem como essas grandes comparações funcionam, com o objetivo de que a juventude ,que são os que mais utilizam a internet, tome suas decisões em que haja interferência das novas tecnologias, de modo que a composição de "Pitty" não seja mais uma realidade no contexto social brasileiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.