A princípio, os recursos destinados a infraestrutura do país é ineficiente muitas vezes, como nas áreas da educação, saúde e segurança, mesmo sem a presença de imigrantes, deixando claro que o território precisa resolver seus problemas internos antes de acolher e abrigar os refugiados com a devida assistência humanitária. Assim, um maior controle imigratório se faz necessário, para que não haja malefícios para nenhuma região brasileira, de acordo com seu grau socioeconômico.
Ademais, os imigrantes que conseguiram se estabelecer legalmente, enfrentam problemas para serem inclusos socialmente. Da mesma forma, por não estarem familiarizados com a nova língua e cultura sofrem discriminação por parte da população local, que acreditam que os recém chegados podem disputar com eles no mercado de trabalho ou utilizarem os recursos e infraestrutura do país sem nenhuma contribuição. Entretanto, estudos feitos pela Organização das Nações Unidas-ONU- mostram que imigrantes trazem mais benefícios que danos, ao alimentarem a demanda por bens e serviços.
Portanto, em vista do aumento do movimento imigratório, é imprescindível que o Poder Executivo, invista primeiramente na infraestrutura do país e aumente o controle na fronteira, por meio da administração de políticas públicas, a fim de beneficiar ambas as partes. Além disso, é importante conscientizar a sociedade sobre o papel dos imigrantes no país, através das mídias sociais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.