Em primeiro lugar, vale ressaltar que exclusão pelo gosto de livros, se deve pela baixa adesão ao longo da juventude.Com isso, a escritora Ana Maria Machado na obra "Como e Por Que Ler os Clássicos Universais desde Cedo", onde explora a importância e relevância dos clássicos da literatura mundial na formação dos jovens leitores, como "Dom Quixote".Para a autora a leitura de clássicos desde a infância pode ampliar os horizontes, estimular a imaginação , desenvolver o senso analítico e promover um enriquecimento cultural.Dessa forma, fica explícito os benefícios que a introdução de livros precoce pode trazer a sociedade.
Além disso, outro caminho para tornar a leitura mais presente seria tornar os livros mais acessíveis. Com isso, temos a frase do filósofo romano Cícero "Uma sala sem livros é como um corpo sem alma." , que ressalva a importância dos livros na vida humana e argumenta que seu alto custo pode privar as pessoas desta forma conhecimento. Portanto, fica claro o quanto a privatização dos livros, contribui para afastar a sociedade dessa atividade, tornando-a um hábito incomum entre as pessoas.
Conclui se, por fim, salientar que os livros auxiliam diretamente no desenvolvimento das pessoas, e que os caminhos para torna lá mais presente devem ser efetivados. Portanto, cabe Governo Federal - órgão responsável por organizar , administrar e promover o bem da população brasileira - tornar os livros mais acessíveis a maior parte da população, através da diminuição das taxas em cima deles, a fim de, deixá-los acessíveis a todos, para que estejam presente desde o começo da juventude da sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada