De início, é válido salientar o quanto os conflitos políticos e econômicos de uma nação interferem nas migrações. Nos últimos anos, instaurou-se uma ditadura na Venezuela, em pouco tempo o país que era uma potência se deparou com mais da metade da população abaixo da linha da miséria. Tal situação desencadeou centenas de jornadas através do país em busca de refúgio nos países vizinhos como o Brasil, de forma que a República Brasileira recebeu em suas fronteiras inúmeros pedidos de suporte humanitário.
Diante do exposto, percebe-se que o país acolhedor necessita de uma estrutura de qualidade para lidar com a contingencia , entretanto não é o caso do Brasil. O estado de Roraima faz fronteira com a Venezuela, e na divisa há inúmeros postos para ajudar os refugiados com suprimentos básicos, como água potável e comida. Porém, esse auxílio é efêmero e com o tempo os venezuelanos encontram-se desabrigados e desempregados, resultando em vários pedintes nas ruas e pessoas dormindo nas praças em condições desumanas. Logo, depreende-se que esse despreparo ocorre devido a ineficácia Estatal em lidar com situações repentinas como as já citadas.
Em suma, medidas precisam ser tomadas para reverter esse estado desumano em que se encontram os acolhidos. Portanto, cabe ao governo, em específico o ministério dos direitos humanos, desenvolver um programa de auxílio aos imigrantes com o apoio e incentivo dos brasileiros, por meio de doações e colaborações com abrigo, por exemplo. Através dos meios de comunicações, divulgar esse projeto com o intuito de alcançar todas as regiões brasileiras, de forma a socorrer os imigrantes em território nacional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada