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Por AnaCamargo0
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Durante os séculos XIX e XX, O brasil recebeu diversos imigrantes que buscavam oportunidades de emprego nas lavouras de café e nas indústrias. Todavia, esse acontecimento não foi foi um caso isolado, visto que o movimento imigratório para o Brasil ocorre também no século XXI. Ao analisar as causas e consequências desse processo, nota-se, respectivamente, as questões políticas-sociais do país de origem e a má estrutura e preparo do país de chegada.
De início, é válido salientar o quanto os conflitos políticos e econômicos de uma nação interferem nas migrações. Nos últimos anos, instaurou-se uma ditadura na Venezuela, em pouco tempo o país que era uma potência se deparou com mais da metade da população abaixo da linha da miséria. Tal situação desencadeou centenas de jornadas através do país em busca de refúgio nos países vizinhos como o Brasil, de forma que a República Brasileira recebeu em suas fronteiras inúmeros pedidos de suporte humanitário.
Diante do exposto, percebe-se que o país acolhedor necessita de uma estrutura de qualidade para lidar com a contingencia , entretanto não é o caso do Brasil. O estado de Roraima faz fronteira com a Venezuela, e na divisa há inúmeros postos para ajudar os refugiados com suprimentos básicos, como água potável e comida. Porém, esse auxílio é efêmero e com o tempo os venezuelanos encontram-se desabrigados e desempregados, resultando em vários pedintes nas ruas e pessoas dormindo nas praças em condições desumanas. Logo, depreende-se que esse despreparo ocorre devido a ineficácia Estatal em lidar com situações repentinas como as já citadas.
Em suma, medidas precisam ser tomadas para reverter esse estado desumano em que se encontram os acolhidos. Portanto, cabe ao governo, em específico o ministério dos direitos humanos, desenvolver um programa de auxílio aos imigrantes com o apoio e incentivo dos brasileiros, por meio de doações e colaborações com abrigo, por exemplo. Através dos meios de comunicações, divulgar esse projeto com o intuito de alcançar todas as regiões brasileiras, de forma a socorrer os imigrantes em território nacional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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