Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para lidar com o grande número de imigrantes adentrando o país através dos estados que dividem fronteira com o resto da América do Sul. Nesse sentido, essas pessoas chegam ao Brasil totalmente desamparadas, fugindo de desastres naturais ou da instabilidade financeira de seus países de origem, sem nenhuma garantia de que aqui terão uma chance de vida digna. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos, mesmo que vindos de fora, desfrutem de direitos indispensáveis, como o acesso a moradia, emprego e principalmente cidadania, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar o Estado como impulsionador do número elevado de pessoas que entram no país ilegalmente. A obra audiovisual "Órfãos da terra" retrata as dificuldade que os imigrantes enfrentam para atravessar de seus países até o Brasil, muitos não chegam com vida ou quando chegam enfrentam uma série de discriminações e descaso do governo. Diante de tal exposto, na nação atual, essas pessoas são ignoradas pelo meio político, são obrigadas a viver na margem de erro da sociedade e são vítimas do preconceito. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Estado juntamente ao Ministério do Trabalho, por intermédio de um projeto de lei, promova abertura de vagas de empregos voltadas inteiramente para imigrantes de qualquer país, a fim de se tornar um país que acolhe e ampara seus novos cidadãos e dar-lhes oportunidades de reconstruir a própria vida de forma digna. Assim, se consolidará uma sociedade acolhedora, onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social" como todos os indivíduos nela presentes, tal como afirma John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada