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Por Shayannea
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#118210
Ensaio sobre a cegueira" retrata a invisibilidade de certos problemas da sociedade.Na realidade brasileira a crítica de
Saramogo e verificado o movimento de imigrantes no Brasil do século xx. Com efeito a solução do problema pressupõe que combate não só a invisibilidade dos imigrantes mas também a oposição do estado.

Sob uma primeira análise, vale ressaltar que a negligência governamental é um fator agravante para problemática. O Pacto Social, escrito pelo contratualista John Rawls, evidencia que é dever do Estado garantir os direitos dos cidadãos, como o movimento imigrantes. Todavia, percebe-se a quebra desse contrato em relação ao imigrantes, haja vista que desigualdade humana e, consequentemente, marginaliza uma população. Desse modo, fica nítido a falta de ações parte da estatais na inclusão das desvalorização no mercado de trabalho, xenofobia e falta de acesso aos benefícios, pois com o descaso por parte do governo, o problema continua criando raízes na sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

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Por Felipe082
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#118212
Oi, @Shayannea. Você fez bom uso de conectivos dentro dos parágrafos e trouxe repertórios socioculturais produtivos. No entanto, há alguns problemas na estrutura.
Uma redação modelo ENEM deve conter quatro parágrafos.
No parágrafo de introdução, você apresenta o tema e a sua tese, que é o seu ponto de vista sobre o tema -> Ok
No primeiro parágrafo de desenvolvimento, você defende o primeiro argumento que sustenta o seu ponto de vista -> Ok
No segundo parágrafo de desenvolvimento, você defende o segundo argumento que sustenta o seu ponto de vista -> Não há segundo parágrafo de desenvolvimento no seu texto
No parágrafo de conclusão, você apresenta uma proposta de intervenção que contenha uma ação (o que vai ser feito), um agente (quem vai fazer), um meio (como vai ser feito), um efeito (para que vai ser feito) e um detalhamento (informação adicional sobre um dos elementos) -> Não há parágrafo de conclusão nem proposta de intervenção no seu texto
Continue praticando que o resultado vem ;)
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