Com a crise hídrica, o país tem recorrido a meios que impactado o meio ambiente. Desde 2012 o Brasil tem usado as usinas termoelétricas devido as recorrentes faltas de chuva e insuficiência nos reservatórios, porém essas usinas afetam negativamente o meio ambiente, pois para gerar eletricidade, nas termelétricas, é necessário grande queima de combustíveis, assim afetando o ar, e também alto gasto de água, que contribui ainda mais com a crise hídrica.
Esse quadro pode ser revertido pelas fontes de energia renováveis. O Brasil, no passado, escolheu as usinas hidrelétricas pois sempre apresentou em seu território grande quantidade de água disponível, mas atualmente rios e reservatórios estão se escasseando, causando assim um déficit na produção de energia, dessa forma percebe-se que é necessário a presença de fontes de energia renováveis para diminuir a utilização de água para esse fim, entretanto esses meios alternativos de geração elétrica não possuem investimentos significativos do Estado.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério de Minas e Energia deverá investir na construção de fontes renováveis de energia elétrica tais como eólica e solar, para assim, em longo prazo, diminuir a utilização da água na geração de eletricidade. Com isso, espera-se minimizar os impactos da crise hídrica no que tange a geração de energia no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.