Por AK2006
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#37744
Segundo Edward Taylor, “A Cultura é todo aquele complexo que inclui conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade.” A Cultura é propriamente dita, segundo as Ciências Sociais, características humanas, pois é a única espécie capaz de aprender e ensinar entre si, capaz de determinar o que é certo e errado e ter consciência de seus próprios ato e de sua história.
A Antropologia Social e Cultural é responsável por estudar tudo aquilo que é dito Cultura, que varia desde o modo de vida até a organização social dos seres humanos. É fato que, durante todo o processo histórico, nós humanos passamos por todo um processo evolutivo, desde a pré-história até os dias de hoje, não somente em características físicas, mas principalmente culturais. Nós seres humanos trazemos conhecimento desde nossos antepassados, que foram se adequando até chegar em nossa atualidade. Somos capazes de aprender, ensinar e qualificar tudo aquilo que adquirimos com o tempo. Desenvolvemos o que é dito sociedade, onde sempre estamos sempre aprendendo e repassando conhecimento, seja arte, religião, técnicas, costumes, tradições, organizações jurídicas e políticas ou o que estudamos na escola. Também somos capazes de ensinar costumes a outros seres, como por exemplo, a domesticação de animais, de ensiná-los a como se comportar em nossa sociedade e os adequá-los para o que conhecemos como o que é correto e incorreto.
Como seres considerados de grande sabedoria, vivemos em uma sociedade que difere e se apropria de uma colossal cultura. Somos capazes de aculturar, ou seja de adaptar nossa cultura a locais e pessoas que possuem uma cultura diferente da nossa; Um exemplo significativo foi a colonização, onde foi trazida e adaptada a cultura de Portugal e adaptada aos nativos que habitavam no hoje território brasileiro. Na sociedade também a muitos conflitos culturais, ou seja, a colisão entre territórios de tradições diferentes que causam divergências em nosso corpo social. Passamos também por processos de contracultura, quais estamos sujeitos já que estamos em constante processo evolutivo de pensamento e costumes; Um dos mais significativos movimentos de contra cultura foi o movimento feminista, que quebrou os padrões do séculos passados de que as mulheres não poderiam trabalhar, estudar, votar, tomar suas próprias decisões; Um movimento que proporcionou uma enorme mudança positiva em nossa sociedade, principalmente para as mulheres.
A sociedade está sujeitada a processo evolutivos em nossa forma de pensar, agir, em nossos costumes; Nossa cultura está sempre em constante mudança e abrange grande diversidade entre nossos povos. “Toda a cultura é um diálogo com o seu tempo” (Vergílio Ferreira, Conta-Corrente 4).
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

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Por Sabrinamed
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#37746
Não está padronizada no modelo enem , não apresentou teses , não deu Uma proposta de intervenção , sem conectivos
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Por AK2006
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#37747
Obrigada por sua mensagem! Essa foi minha primeira tentativa, estou começando a estudar sobre a redação do Enem. Estarei me esforçando para melhorar.
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