Em primeiro lugar, é substancial atentar sobre a falha educacional presente em território brasileiro. Diariamente, indivíduos se encontram em situações desfavoráveis, seja por cair na lábia de charlatões ou em golpes virtuais, devido à ausência do pensamento científico. Para Immanuel Kant, "o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”. Dessa forma, se evidencia a importância de garantir uma boa base educacional, para que a sociedade brasileira introduza caminhos que levam ao senso e pensamento críticos, a fim de evitar a desinformação e os males que a acompanham, e, assim, tornar suficiente o pensamento do filósofo.
Além disso, o sensacionalismo midiático impacta a questão. Presente não só nas redes televisivas, mas, também, nas grandes fontes de comunicação virtual, essa chaga distorce fatos insaciavelmente, induzindo os interlocutores a ideais negativos e até apocalípticos. A exemplo disso, há as inúmeras manchetes acerca de Nibiru, suposto planeta que, segundo fontes de caráter questionável, estaria prestes a se chocar com a Terra e causar danos irreparáveis. Consideradas “Fake News”, elas foram responsáveis por causar euforia entre indivíduos desprovidos de alfabetização científica. Logo, assim como afirmado por Platão, percebe-se que tudo aquilo que engana gera encanto, sobretudo, naqueles que permanecem cegos à sombra da própria ignorância.
Diante dos argumentos supracitados, fica evidente a necessidade de desenvolver meios para combater o analfabetismo científico no Brasil. Para isso, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação deve, por meio de campanhas midiáticas de cunho educacional, alertar a nação brasileira sobre a gravidade da desinformação e suas consequências adversas, a fim de preparar o corpo social contra os perigos de doutrinas não confiáveis. Tal ação pode, ainda, ser reforçada através de palestras presenciais nas redes escolares do país. Paralelamente, a mídia sensacionalista deve ser combatida. Dessa forma, espera-se que o problema em evidência seja solucionado e que os benefícios científicos afirmados por Sagan possam ser vivenciados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada