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Por Estert
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O escritor brasileiro Carlos Drummond de Andrade no seu poema, "No meio do caminho", retrata, de modo figurado, os contratempos em nossa trajetória de vida. Ao analisar, é possível fazer analogia entre a obra e a sociedade brasileira, que está sujeita aos desafios causados pelo negacionismo científico, dificultando seu desenvolvimento, pois o avanço da ciência é a base da revolução social. Sendo assim, percebe-se que a negação científica possuí raízes amargas no País, motivada pela desigualdade social, e que gera, consequentemente, a falta de acesso a informações.
Em primeiro lugar, destaca-se a desigualdade como uma das causas do problema. De acordo com o artigo 5° da Constituição Federal de 1988, "todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza". Entretanto, vê-se uma lacuna entre a teoria e prática, uma vez que as diferenças sociais ficam mais explícitas, dificultando ao acesso a educação, base para formação de um indivíduo. Logo, faz-se necessário uma ação para mudar esse quadro.
Ademais, a falta de acesso a informação faz com que a crença em avanços científicos seja árdua. Segundo o filósofo Immanuel Kant, "O ser humano é aquilo que a educação faz dele". Sob essa perspectiva, é evidente a importância da educação para formação do ser humano e seus princípios, o que só é possível, tendo acesso a esse conhecimento. Portanto, deve-se rever esses empecilhos para a resolução do cenário.
Infere-se, portanto, a necessidade de combater os problemas enfrentados pela desigualdade e a falta de acesso a informação. Para isso, é necessário que o ministério da educação, o qual é responsável pela educação do país, promova videos e palestras por meio da mídia. Além disso, , cabe ao governo - responsável pela ordem e justiça do país- benefíciar os grupos de baixa renda com acesso a internet gratuita, por ações sociais. Nesse sentido, o intuito de tais medidas é educar a sociedade, fornecendo informações sobre os avanços científicos do país e suas importancias, e consequentemente, amenizar o negacionismo científico. Desse modo, será possível não fazer analogias a obra de Andrade, e, decerto, o corpo social caminhará para seu desenvolvimento.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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