Avatar do usuário
Por 42sassa
Quantidade de postagens
#123287
Na obra “O mudo assombrado pelos demônios”, Carl Sagan afirma o poder positivo e benéfico da ciência para a sociedade. Porém, ao analisar o cenário brasileiro hodiernamente, percebe-se que há, ainda, grande resistência ao pensamento científico e a ignorância impera. Nesse sentido, é preciso encontrar caminhos para solucionar esse problema atuando sobre a lacuna educacional e a mídia sensacionalista.
Em primeiro lugar, é substancial atentar sobre a falha educacional presente em território brasileiro. Diariamente, indivíduos se encontram em situações desfavoráveis, seja por cair na lábia de charlatões ou em golpes virtuais, devido à ausência do pensamento científico. Para Immanuel Kant, "o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”. Dessa forma, se evidencia a importância de garantir uma boa base educacional, para que a sociedade brasileira introduza caminhos que levam ao senso e pensamento críticos, a fim de evitar a desinformação e os males que a acompanham, e, assim, tornar suficiente o pensamento do filósofo.
Além disso, o sensacionalismo midiático impacta a questão. Presente não só nas redes televisivas, mas, também, nas grandes fontes de comunicação virtual, essa chaga distorce fatos insaciavelmente, induzindo os interlocutores a ideais negativos e até apocalípticos. A exemplo disso, há as inúmeras manchetes acerca de Nibiru, suposto planeta que, segundo fontes de caráter questionável, estaria prestes a se chocar com a Terra e causar danos irreparáveis. Consideradas “Fake News”, elas foram responsáveis por causar euforia entre indivíduos desprovidos de alfabetização científica. Logo, assim como afirmado por Platão, percebe-se que tudo aquilo que engana gera encanto, sobretudo, naqueles que permanecem cegos à sombra da própria ignorância.
Diante dos argumentos supracitados, fica evidente a necessidade de desenvolver meios para combater o analfabetismo científico no Brasil. Para isso, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação deve, por meio de campanhas midiáticas de cunho educacional, alertar a nação brasileira sobre a gravidade da desinformação e suas consequências adversas, a fim de preparar o corpo social contra os perigos de doutrinas não confiáveis. Tal ação pode, ainda, ser reforçada através de palestras presenciais nas redes escolares do país. Paralelamente, a mídia sensacionalista deve ser combatida. Dessa forma, espera-se que o problema em evidência seja solucionado e que os benefícios científicos afirmados por Sagan possam ser vivenciados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
147 Exibições
por Sarahnubia7
1 Respostas 
212 Exibições
por Akame
0 Respostas 
34 Exibições
por kaio1951
5 Respostas 
277 Exibições
por Fernando202
0 Respostas 
48 Exibições
por pamsales2005
2 Respostas 
94 Exibições
por Vitruvio
1 Respostas 
90 Exibições
por Thalya17
0 Respostas 
358 Exibições
por Jhen
Método científico
por nandasc    - In: Outros temas
0 Respostas 
64 Exibições
por nandasc
0 Respostas 
157 Exibições
por rafarafa

Durante o regime do Estado Novo, o presidente Get&[…]

Boa tarde! Você poderia corrigir minha reda[…]

obrigada LuizGustavo7 pela correçã[…]

Alguém pode atribuir nota?

A Constituição Federal de 1988, docu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM