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Por Juliaaag
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Em 1969, foi promulgada a Convenção Americana de Direitos Humanos, cujo texto garante o direito à educação de todo indivíduo. Entretanto, nem todo cidadão tem acesso a um ensino condizente ao tratado, originando a necessidade em buscar caminhos para combater o analfabetismo funcional no Brasil, uma vez que, a falta de incentivo Estatal e a baixa cultura em ler impulsionam tal empecilho no país. Logo, coibir esse óbice é fundamental para a sociedade brasileira.
Sob essa ótica, vale frisar que, é notória a forma a qual o não incentivo governamental incita as origens de tal problemática. Segundo Pitágoras, expoente filósofo grego, é necessário que o Estado eduque as crianças para as mesmas não serem punidas quando adultas. Paralelo a isso, pode-se observar que a busca por caminhos para combater o analfabetismo funcional é ocasionada pelo descaso do Governo em monitorar e resolver tal problema, acarretando, como resultado, má qualidade de ensino a população. Em suma, reprimir este cenário nefasto é essencial.

Ademais, salienta-se que a falta de cultura em ler no país também é um fator responsável por suscitar as raízes do imbróglio. Nesse sentido, o livro "Raízes do Brasil", do renomado sociólogo brasileiro Sérgio Buarque de Holanda, relata que os indivíduos se relacionam de acordo com uma cultura local. De maneira análoga a isso, é possível dizer que a busca por caminhos para combater o analfabetismo funcional é causada devido a não prática da leitura pela população, gerando, consequentemente, um país com baixo índice de leitores. Assim sendo, tal questão carece de soluções imediatas.
Fica clara, portanto, a necessidade de medidas efetivas serem realizadas para o fim desse malefício da sociedade brasileira. A partir disso, cabe ao Governo Federal, por intermédio do Ministério da Educação, monitorar os níveis de analfabetismo funcional presente no país, por meio de exames avaliativos nas escolas, a fim de detectá-lo e combatê-lo. Além disso, adequa-se aos estados e municípios, via anúncios em veículos de comunicação, como televisão e mídias sociais, criar campanhas que mostrem os benefícios do hábito de ler, para incentivar a leitura no país. Dessa forma, o Brasil estará livre deste estigma e, enfim, garantindo os direitos descritos na Convenção Americana de Direitos Humanos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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