Em primeiro plano, é válido destacar que o omissão estatal colabora com esse cenário. O "Leviatã ", é um livro escrito pelo Thomas Hobbes para defender a obrigação do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso do corpo social. Todavia, ao se analisar o desenvolvimento técnico brasileiro, é indiscutível que essa premissa não é valorizada pelo governo nacional. Dessa maneira, é importante enfatizar que essa má atuação de gestão provoca a escassez de recursos destinados à pesquisa e, consequentemente coloca em risco a construção da cidadania.
Ademais, é conveniente ressaltar que há pouca abordagem diante da problemática. O intitulado " Paradoxo da Moral", é um livro escrito pelo Vladimir Jankélévitch para exemplificar a passividade das pessoas em frente aos impasses enfrentados pelo próximo. De maneira análoga, percebe-se que a garantia de acesso à uma cidadania bem qualificada , encontra-se um forte alicerce na estagnação social. Essa situação ocorre porque, a sociedade adquire uma posição individualista por não mensurar como a falta de profissionais qualificados impossibilita uma vida com mais qualidade.
Portanto, é essencial que governo Federal, responsável por administrar o povo e os interesses públicos - disponibiliza a criação de novas tecnologias e produtos, o que leva a novas fontes de emprego e crescimento econômico. Essa iniciativa terá a finalidade de mobilizar as autoridades públicas, para que também, a sociedade não naturalize a intolerância que a permeia, de modo que o Brasil seja, de fato, livre ,justo e solidário.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.