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Por Thalya17
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#123122
A Constituição Federal afirma em seu artigo 218, que é dever do Estado promover e incentivar o desenvolvimento científico, a pesquisa e a capacitação tecnológicas. Entretanto, quando se observa a fuga de cérebros no Brasil, verifica-se que não há o cumprimento desse preceito. Dessa forma, essa realidade se deve à inoperância estatal e à escassa abordagem do problema.
Em primeiro plano, é válido destacar que o omissão estatal colabora com esse cenário. O "Leviatã ", é um livro escrito pelo Thomas Hobbes para defender a obrigação do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso do corpo social. Todavia, ao se analisar o desenvolvimento técnico brasileiro, é indiscutível que essa premissa não é valorizada pelo governo nacional. Dessa maneira, é importante enfatizar que essa má atuação de gestão provoca a escassez de recursos destinados à pesquisa e, consequentemente coloca em risco a construção da cidadania.
Ademais, é conveniente ressaltar que há pouca abordagem diante da problemática. O intitulado " Paradoxo da Moral", é um livro escrito pelo Vladimir Jankélévitch para exemplificar a passividade das pessoas em frente aos impasses enfrentados pelo próximo. De maneira análoga, percebe-se que a garantia de acesso à uma cidadania bem qualificada , encontra-se um forte alicerce na estagnação social. Essa situação ocorre porque, a sociedade adquire uma posição individualista por não mensurar como a falta de profissionais qualificados impossibilita uma vida com mais qualidade.
Portanto, é essencial que governo Federal, responsável por administrar o povo e os interesses públicos - disponibiliza a criação de novas tecnologias e produtos, o que leva a novas fontes de emprego e crescimento econômico. Essa iniciativa terá a finalidade de mobilizar as autoridades públicas, para que também, a sociedade não naturalize a intolerância que a permeia, de modo que o Brasil seja, de fato, livre ,justo e solidário.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Vitruvio
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#123175
Olá,

Primeiramente, recomendo que você contextualize o tema na introdução. Em nenhum momento você elabora o conceito de "fuga de cérebros".
Já no primeiro desenvolvimento a sua menção a obra de Hobbes não esta totalmente condizente a obra do filósofo. Não somente, a citação feita sem um conectivo prévio caracteriza uma quebra na estrutura do parágrafo.

Na conclusão você menciona o agente (Governo Federal), a ação (disponibilização de novas tecnologias), a finalidade (mobilizar as autoridades públicas) e um pseudo detalhamento (responsável por administrar o povo e os interesses públicos). O problema aqui é que, além de faltar o meio, ou seja, como a ação será realizada, você imputa o Governo Federal de criar novas tecnologias? Não parece fazer muito sentido. A finalidade, por mais que exista, "mobilizar as autoridades públicas, para que também, a sociedade não naturalize a intolerância que a permeia". Da onde surgiu essa intolerância ???

Em síntese, o maior problema dessa redação é a falta de planejamento. Em nenhum momento você define o eixo que o texto seguirá. O que é a fuga dos cérebros? Se é uma redação relacionada ao desenvolvimento científico, qual a problemática abordada? Qual o papel da ciência na qualidade de vida das pessoas que você menciona no segundo desenvolvimento?

Espero que tenha ajudado e boa sorte com as próximas redações.
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