Sob essa ótica, vale frisar que, é notória a forma a qual o não incentivo governamental incita as origens de tal problemática. Segundo Pitágoras, expoente filósofo grego, é necessário que o Estado eduque as crianças para as mesmas não serem punidas quando adultas. Paralelo a isso, pode-se observar que a busca por caminhos para combater o analfabetismo funcional é ocasionada pelo descaso do Governo em monitorar e resolver tal problema, acarretando, como resultado, má qualidade de ensino a população. Em suma, reprimir este cenário nefasto é essencial.
Ademais, salienta-se que a falta de cultura em ler no país também é um fator responsável por suscitar as raízes do imbróglio. Nesse sentido, o livro "Raízes do Brasil", do renomado sociólogo brasileiro Sérgio Buarque de Holanda, relata que os indivíduos se relacionam de acordo com uma cultura local. De maneira análoga a isso, é possível dizer que a busca por caminhos para combater o analfabetismo funcional é causada devido a não prática da leitura pela população, gerando, consequentemente, um país com baixo índice de leitores. Assim sendo, tal questão carece de soluções imediatas.
Fica clara, portanto, a necessidade de medidas efetivas serem realizadas para o fim desse malefício da sociedade brasileira. A partir disso, cabe ao Governo Federal, por intermédio do Ministério da Educação, monitorar os níveis de analfabetismo funcional presente no país, por meio de exames avaliativos nas escolas, a fim de detectá-lo e combatê-lo. Além disso, adequa-se aos estados e municípios, via anúncios em veículos de comunicação, como televisão e mídias sociais, criar campanhas que mostrem os benefícios do hábito de ler, para incentivar a leitura no país. Dessa forma, o Brasil estará livre deste estigma e, enfim, garantindo os direitos descritos na Convenção Americana de Direitos Humanos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.