Inicialmente, vale salientar que a relação causalista da diversidade entre o normativo jurídico e a realidade se dar pela negligência estatal. A constituição federal de 1988, lei suprema do ordenamento jurídico brasileiro, trás em seu artigo 5º a inviolabilidade do direito a vida privada. No entanto, o estado colabora para a deficiência desse direito, através da escassez de políticas públicas com orientação dos perigos relacionados a exposição no mundo virtual. Com isso, a sociedade torna-se cada vez mais vulnerável ao respectivo problema.
Além disso, torna-se imprescindível referenciar Kant, filosofo alemão e um dos principais pensadores do iluminismo, que afirmou: " O ser humano é aquilo que a educação faz dele". Porém, quando relacionamos a realidade contemporânea das escolas, uma das principais ferramentas de opinião e valores, com a realidade nos deparamos com a falta de orientação aos princípios básicos a qual o cidadão é responsável. Dessa forma as crianças se tornam adultos cada vez mais carentes ao acesso a informação, originando assim uma sociedade cada vez mais ignorante e violenta.
Consequentemente, fica evidente que as alternativas para amenizar o impasse citado são direcionados ao poder público e a educação. Para isso os comunicadores da informação (noticiário em geral) devem promover a relevância sobre o excesso de exposição na rede, por meio de vídeos e debates com especialistas da área, buscando expressar tal importância para a sociedade. Logo o descaso no mundo virtual será combatido no século XXI.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada