Sob esse viés, cabe ressaltar, em primeiro plano, que a questão acontece por conta da omissão do Estado. Dentro desse aspecto, o filósofo John Locke argumenta que é responsabilidade do governo garantir o bem-estar e a proteção do cidadão - o que não está acontecendo, visto que nem todos os estudantes têm acesso à tecnologia. A exemplo disso: estudantes de baixa renda.
Outrossim, é imperioso destacar, em segundo plano, que o problema também acontece por conta da invisibilidade. Dentro desse aspecto, o filósofo Jean Paul Sartre argumenta que devemos reconhecer a importância de dar a voz e visibilidade aos grupos marginalizados na sociedade. A invisibilidade leva a ações que contribuem para que nem todos os estudantes tenham o acesso às mesmas tecnologias, visto que, moradores de zonas rurais são omitidos das novas tecnologias.
Fica evidente, portanto, que são fundamentais a criação de alternativas para um espaço citado. Para isso, os interlocutores da informação, como noticiários televisivos e canais de imprensa em outras plataformas, responsáveis por informar e conscientizar por meio de vídeos e debates com agentes da educação. Isso com a finalidade de garantir direitos iguais para todos os estudantes. Desse modo, o papel das novas tecnologias na formação educacional do estudante brasileiro será mais eficiente e benéfico na contemporaneidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.