De início, vale ressaltar o dever da escola de educar e preparar o indivíduo para a vida, mas essa função não é cumprida com totalidade. Durante a "Era Vargas" foi cristalizado no Brasil um modelo de ensino que neglicencia o aprendizado de temas transversais , tais como as consequências do uso de drogas para a vida humana. Nesse sentido, a manutenção de uma deficitária estrutura de ensino e conscientização acerca do consumo de drogas contribui para a persistência do problema no âmbito brasileiro e também mundial. Para isso, são necessárias reformulações nesse paradigma da educação.
Ademais, o consumo de drogas acomete a saúde física e mental do indivíduo, além de seu círculo social. Sejam legalizadas como o cigarro, ou proibidas como a maconha, as drogas acabam por trazerem consequências significativas à vida de seus usuários. À exemplo, devido a corroboração de suas enfermidades - por conta do uso de drogas -, o cantor e compositor Kurt Cobain se suicida. Este cenário não é incomum, haja visto que o caso do famoso é apenas outro no meio de inúmeras outras ações e atitudes movidas pelo uso das drogas, o que é desanimador na sociedade atual.
Portanto, visto os efeitos da problemática na sociedade e os fatores responsáveis pela sua persistência, cabe ao ministério da educação consolidar uma abordagem de ensino que conscientize as pessoas quantos aos efeitos do consumo de drogas na vida humana, fazendo uso de componentes curriculares da base educacional brasileira, a fim de impedir o aumento no número de dependentes químicos. Além disso, o governo deve fazer publicações em meios midiáticos que comova usuários de drogas a buscar por uma ajuda especializada para o tratamento dos vícios. Desse jeito, o consumo de drogas gradativamente desvanecerá na sociedade hodierna.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada