Diante de tal cenário, a inoportunidade é um aspecto que colaboram para a descriminação de raça. Desse modo, a música "viver e aprender" de Luiz Geongaza - compositor brasileiro - retrata de maneira positiva uma visão otimista da vida, entretanto, na realidade brasileira, tais benefícios não atingem toda população negra, pois os ideais de supremacia branca e a discriminação racial ainda perduram na sociedade brasileira, visto que na busca por empregos, ocupação de cargos de chefia, ingresso em cursos superiores à população negra ainda se encontra como minoria. Certamente, esse quadro deplorável preciso ser combatido.
Além disso, a desigualdade racial pressente na estrutura social brasileira é outro fator que se soma ao primeiro no enjangamento desta problemática. Sob essa ótica, consoante o filósofo Thomas More, no livro "Utopia" relata uma sociedade perfeita, na qual o corpo social se ausenta de conflitos e problemas. Lamentável, a realidade atual está muito distante do que foi almejado pelo filósofo inglês, uma vez que ainda que haja ideais intolerantes enraizadas no corpo social brasileiro, tais como sátiras que despreciam pessoas negras, e a ideia da supremacia branca implantada desde os períodos de colonização que idealiza que pessoas negras não são capacitadas para a vivência no corpo social quanto pessoas brancas. Dessa forma, é necessário que essa situação danosa seja atenuada.
Portanto, depreende-se a necessidade de combater esses obstáculos. É imprescindível que o Governo Federal, principal órgão de administração e dos três poderes e do pais, deve. Por intermédio de conscientização por parte da mídia, garantir a igualdade de etnias por meio de propagandas para esclarecimento e proposta de ação na linha contra o racismo. O objetivo desse feito é assegurar os direitos da população negra. Somente assim, será possível a construção de uma sociedade permeada pelos elementos elencados na Manga Carta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada