Dessa forma, referente às condições econômicas da Amazônia, é importante destacar que a região possui grande potencial para o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis. Sob essa ótica, verifica-se a extração de produtos não-madeireiros (óleos, resinas, ervas, frutos e borracha) contribui economicamente para a vida de 400 mil famílias de extrativistas, conforme o site ipam.org.br, ou seja, a partir do desmatamento da floresta todo um sistema econômico é deteriorado.
Convém lembrar, que nesse bioma está concentrado num grande ecossistema, porém o desmatamento, degradação e outras pressões, no entanto, ainda ameaçam a floresta amazônica. Sob esse viés, é possível citar a fala do professor Paulo Artaxo - da USP, na qual ele apresenta a questão de estudos a fim de entender suas peculiaridades e o conhecimento de como manusear e protegê-la, deixando claro que a retirada de materiais úteis à indústria, seja de madeira, frutos, minérios ou de plantas, apenas prejudica e destrói um dos maiores biomas do planeta.
Em virtude dos fatos apresentados, apesar dos avanços e acordos previamente realizados entre os países hospedeiros dessa floresta, segundo um estudo feito pelo Fórum Amazônia Sustentável e Articulação Regional da Amazônia (ARA), ainda observa-se a necessidade de medidas mais concretas para a sua preservação.
Portanto, o Governo Federal, em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), órgão responsável pela promoção pela proteção e recuperação do meio ambiente, juntamente com as outras nações que abarcam a Amazônia, criar leis que estimulam as práticas sustentáveis de pesquisas e ter maior rigor em fiscalização geral em como os recursos estão sendo utilizados com o intuito de proteger as comunidades somente sustentadas pela floresta Amazônica. Dessa maneira, a natureza e a sociedade será favorecida, mantendo o grande pulmão do mundo em funcionamento.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada