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Por licehelena
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#113989
Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade é o oposto do que o autor prega, uma vez que as iniciativas para que o esporte seja uma ferramenta de inclusão e ascensão social apresentam barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de more. Esse cenário problemático é fruto tanto da baixa disponibilidade de verba do governo para as práticas esportivas, quanto da falta de acessibilidade do esporte para as pessoas portadoras de alguma deficiência. Diante disso, é necessário analisar inerentemente esses desafios.
Precipuamente, é imprescindível pontuar que a baixa disponibilidade de verba são ocasionadas pela falta de atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre nessa problemática.
Ademais, é imperativo ressaltar a falta de acessibilidade no esporte como promotora do problema. De acordo com a Constituição Federal a Lei brasileira de inclusão de pessoas com deficiências, asseguram o direito a esse grupo, porém, tal cláusula não se aplica a sociedade. Visto que, a população é composta por 24% de portadoras com deficiência, segundo o IBGE, e os mesmos sofrem com a falta de mecanismos de inclusão. Com isso, vale ressaltar que, a má infraestrutura das cidades influência no aspecto da inclusão, uma vez que falta de centros esportivos adaptados é dificilmente encontrado, e quando encontrado, na maioria das vezes, as pessoas com deficiência só podem assistir e não praticar de fato o esporte. Sendo assim, fica perceptível a necessidade de ações para melhorar a realidade de parte da sociedade.
Assim, medidas são necessárias para conter o avanço do impasse na sociedade. Dessarte, com o intuito de mitigar as iniciativas para que o esporte seja uma ferramenta de inclusão e ascensão social, necessita-se, urgentemente, que o Governo, juntamente com o Ministério do esporte, ser revertido em projetos de inclusão, através de criação de centros poliesportivas com adaptações para as pessoas portadoras de deficiência, a fim de incluí-lós no mundo do esporte, fazendo assim com que todos tenham esse direito. Desse modo, o empecilho do esporte ser uma ferramenta de inclusão e ascensão irá se atenuar e a longo prazo, alcançara a Utopia de More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Lauany25
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#114059
Bom dia, a introdução está perfeita ao meu ver, no desenvolvimento 1 pode explorar mais os argumentos com base no repertório de Thomas Hobbes, no desenvolvimento 2, o correto seria " ...uma vez que centros esportivos adaptados são dificilmente encontrados "ou " ....uma vez que centros esportivos adaptados não são encontrados com facilidade", porque o modo como escreveu ficou confuso, entende?. Na conclusão só faltou o meio e algum detalhamento. Espero ter ajudado
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