Por Kawan
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#113225
A série norte-americana Grey's Anatomy, em um de seus episódios, retrata um pouco da realidade no Brasil, quando uma médica sofre um acidente de avião e tem uma de suas pernas amputada, diante deste cenário ela teve que lutar contra o sistema e teve que lidar cada vez mais com essa adaptação, de modo com que ela pudesse se locomover sem dificuldades e sem dependência de outros, o que é um pouco semelhante com a vida de inúmeras pessoas que passam por isso fora das telas e que tem problemas com a mobilidade devido à deficiência, uma das principais causas da complexidade descrita acima é a e escassez da acessibilidade e a negligência estatal.

 

Primeiramente, é necessário ressaltar que no território brasileiro o acesso para cadeirantes em alguns locais é escasso. Portanto, percebe-se uma falha na Constituição Federal de 1988, embora ela garanta a igualdade, não é bem assim que acontece quando se vê tal complicação na vida de pessoas com deficiências, como ir a shoppings, escolas e até mesmo igreja, apesar de serem locais públicos, nem sempre eles têm meios inclusivos para essas pessoas, visto que muitos seres como esses sofrem ao entrar em transportes públicos por não terem elevadores, ou também ao ir para o colégio, muitos desses não conseguem nem sequer passar da porta, justamente por não serem adaptadas para poder passar uma cadeira de rodas.

Outrossim, é notório que mesmo com leis que asseguram e determinam o direito ao transporte e à mobilidade, isso não acontece na prática. Isto é, parte das vezes as vagas reservadas para essas pessoas já estão ocupadas por outras, entretanto, é impossível abdicar do transporte público, pois algumas calçadas não possuem espaçamento o suficiente para locomover uma mulher ou um homem invalido. Além disso, muitas pessoas não respeitam as vagas para PCD e acabam estacionando o carro em locais exclusivos, tudo isso, pois na maioria das vezes não acontece nada, devido à justiça falha de nossa sociedade.

Em virtude dos fatos mencionados, cabe ao Ministério Público, juntamente com o Governo Federal, revisar as leis sobre acessibilidade e colocá-las em prática, de forma em que o sujeito que passa por essa chaga social tenha os seus direitos cumpridos. Deve também fazer campanhas de conscientização, mediante verba do Estado, a fim de alertar a população sobre o respeito com os direitos desses indivíduos, a fim de que cada um respeite o direito do outro. Logo, teríamos uma vivência melhor em nossa nação.

 
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
91 Exibições
por martiins
0 Respostas 
100 Exibições
por martiins
0 Respostas 
70 Exibições
por ribeiro89
4 Respostas 
538 Exibições
por AriMendes
0 Respostas 
110 Exibições
por RafaElias
0 Respostas 
108 Exibições
por luccaolvr
11 Respostas 
614 Exibições
por Alunaaaamed
0 Respostas 
83 Exibições
por Maria242023
3 Respostas 
355 Exibições
por Delbis1502
1 Respostas 
156 Exibições
por pinschercaca

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM