Primeiramente, é necessário ressaltar que no território brasileiro o acesso para cadeirantes em alguns locais é escasso. Portanto, percebe-se uma falha na Constituição Federal de 1988, embora ela garanta a igualdade, não é bem assim que acontece quando se vê tal complicação na vida de pessoas com deficiências, como ir a shoppings, escolas e até mesmo igreja, apesar de serem locais públicos, nem sempre eles têm meios inclusivos para essas pessoas, visto que muitos seres como esses sofrem ao entrar em transportes públicos por não terem elevadores, ou também ao ir para o colégio, muitos desses não conseguem nem sequer passar da porta, justamente por não serem adaptadas para poder passar uma cadeira de rodas.
Outrossim, é notório que mesmo com leis que asseguram e determinam o direito ao transporte e à mobilidade, isso não acontece na prática. Isto é, parte das vezes as vagas reservadas para essas pessoas já estão ocupadas por outras, entretanto, é impossível abdicar do transporte público, pois algumas calçadas não possuem espaçamento o suficiente para locomover uma mulher ou um homem invalido. Além disso, muitas pessoas não respeitam as vagas para PCD e acabam estacionando o carro em locais exclusivos, tudo isso, pois na maioria das vezes não acontece nada, devido à justiça falha de nossa sociedade.
Em virtude dos fatos mencionados, cabe ao Ministério Público, juntamente com o Governo Federal, revisar as leis sobre acessibilidade e colocá-las em prática, de forma em que o sujeito que passa por essa chaga social tenha os seus direitos cumpridos. Deve também fazer campanhas de conscientização, mediante verba do Estado, a fim de alertar a população sobre o respeito com os direitos desses indivíduos, a fim de que cada um respeite o direito do outro. Logo, teríamos uma vivência melhor em nossa nação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada