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#61333
A famosa série da Netflix “Atypical” conta com a história de Sam Gardner um estudante diagnosticado com Síndrome de Asperger (considerado um tipo mais leve de autismo), a série além de apresentar as qualidades do protagonista, coloca em pauta, as especificidades da Síndrome e como ela afeta a vida e o cotidiano de Gardner. O mesmo está sempre desafiando as circunstâncias excludentes, afinal, a inclusão do autista na sociedade é um processo que requer tempo, com isso há alguns desafios para que a inclusão ocorra, sendo o principal deles encontrar uma escola com pessoas capacitadas (chamadas de acompanhantes terapêuticos - AT), além disso, garantir sua permanência e aprendizagem pode ser uma tarefa difícil.
Para que a inclusão seja uma realidade é necessário à preparação dos professores, e de todo corpo escolar, pois ainda há pessoas que não possuem conhecimento necessário sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e todos devem estar preparados para lidarem com as dificuldades provindas do ensino ou não. De acordo com o capítulo V da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), o ingresso de uma criança autista em escola regular é um direito garantido por lei, dessa maneira é de grande importância que a escola como um todo participe ativamente do desafio que é a inclusão.
Outra preocupação constante está na permanência do aluno autista na escola, visto que o autismo é um transtorno do neuro desenvolvimento onde a pessoa pode apresentar dificuldades em se socializar, se comunicar, interesses restritos e até mesmo em alguns casos uma inteligência fora da média, a escola pode se tornar um ambiente aversivo, e com a ajuda do AT a criança/jovem passa a ter um auxílio maior para explorar e vivenciar o ambiente escolar. O que é garantido pela Política Nacional de Proteção à Pessoa com Transtorno do
Espectro Autista, referindo que: “Em casos de comprovada necessidade, a pessoa com
transtorno do espectro autista incluída nas classes comuns de ensino regular, nos termos
do inciso IV do art. 2o, terá direito a acompanhante especializado”
Portanto, para que haja essa inclusão de autistas na sociedade é vantajoso que o governo dedique mais investimentos na área da educação voltada para pessoas com TEA, principalmente para a contratação de profissionais especializados. Isso deve ser feito através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Governo Federal. Ainda, como uma possibilidade a curto prazo as escolas poderiam se dedicar mais com palestras e campanhas de conscientização, trazendo mais conhecimento para os próprios alunos para que não haja nenhum tipo de rejeição por meio dos colegas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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