Para que a inclusão seja uma realidade é necessário à preparação dos professores, e de todo corpo escolar, pois ainda há pessoas que não possuem conhecimento necessário sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e todos devem estar preparados para lidarem com as dificuldades provindas do ensino ou não. De acordo com o capítulo V da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), o ingresso de uma criança autista em escola regular é um direito garantido por lei, dessa maneira é de grande importância que a escola como um todo participe ativamente do desafio que é a inclusão.
Outra preocupação constante está na permanência do aluno autista na escola, visto que o autismo é um transtorno do neuro desenvolvimento onde a pessoa pode apresentar dificuldades em se socializar, se comunicar, interesses restritos e até mesmo em alguns casos uma inteligência fora da média, a escola pode se tornar um ambiente aversivo, e com a ajuda do AT a criança/jovem passa a ter um auxílio maior para explorar e vivenciar o ambiente escolar. O que é garantido pela Política Nacional de Proteção à Pessoa com Transtorno do
Espectro Autista, referindo que: “Em casos de comprovada necessidade, a pessoa com
transtorno do espectro autista incluída nas classes comuns de ensino regular, nos termos
do inciso IV do art. 2o, terá direito a acompanhante especializado”
Portanto, para que haja essa inclusão de autistas na sociedade é vantajoso que o governo dedique mais investimentos na área da educação voltada para pessoas com TEA, principalmente para a contratação de profissionais especializados. Isso deve ser feito através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Governo Federal. Ainda, como uma possibilidade a curto prazo as escolas poderiam se dedicar mais com palestras e campanhas de conscientização, trazendo mais conhecimento para os próprios alunos para que não haja nenhum tipo de rejeição por meio dos colegas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada