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Por Jubz
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Machado de Assis, em sua fase realista, despiu a sociedade brasileira e teceu críticas aos comportamentos egoístas e superficiais que caracterizam essa nação. Não longe da ficção, percebem-se aspectos semelhantes no que tange à questão da inclusão e educação digital para idosos. Nesse contexto, torna-se evidente como causas o silenciamento, bem como a falta de empatia.

Em primeiro plano, é necessário destacar o silenciamento como uma barreira na busca por igualdade no acesso às tecnologias digitais para a população idosa. O filósofo Foucault defende que, na sociedade pós-moderna, alguns temas são silenciados para que as estruturas de poder sejam mantidas. Nesse sentido, percebe-se uma lacuna no que se refere ao debate em torno do acesso equitativo às tecnologias digitais pelos idosos, que acaba sendo negligenciado e silenciado. Portanto, sem um diálogo sério e massivo sobre esse problema, sua resolução é impedida.

Outro fator relevante é a falta de empatia presente na sociedade atual. Na obra "Modernidade Líquida", Zygmunt Bauman defende que a sociedade atual é fortemente influenciada pelo individualismo. A tese do sociólogo pode ser observada de maneira específica na realidade brasileira, no que tange à capacitação digital e aprendizado tecnológico, pois o individualismo faz com que parte da população se torne egoísta e considere que as pessoas mais idosas são dispensáveis ou sem utilidade. Essa liquidez que influi sobre a questão funciona como um forte empecilho para sua resolução.

Logo, é necessário romper o silenciamento e promover empatia para superar a exclusão digital dos idosos. O Ministério da Educação, em parceria com o Conselho Federal de Psicologia, deve promover workshops e atividades nas escolas, conscientizando os jovens sobre a importância da inclusão. Além disso, investimentos em infraestrutura e recursos são essenciais para garantir o acesso dos idosos às tecnologias digitais. Assim, construiremos uma sociedade mais inclusiva e solidária, onde todos possam desfrutar dos benefícios da era digital.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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Por Jubz
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#116760
@OlrenBeat
@Mayrita23
@Lauany25
@Guuga

Oii,poderiam corrigir e pontuar minha redação ? 🥺
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