Vale frisar, a importância da inclusão no meio dos esportes devido ao bem causado, por exemplo, negros, pessoas com alguma deficiência ou baixa renda financeira visto que o esporte trás consequentemente um propósito para o cidadão brasileiro, levando assim a cura de depressão, e baixa auto estima causadas muitas vezes pela exclusão da sociedade. Em uma primeira análise deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a exclusão social, no esporte. Nessa circunstância do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do " contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem dos direitos indispensáveis, como inclusão de todos no esporte o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar que a saúde mental desse grupo de pessoas vem sendo tratada através do esporte, tornando assim um Brasil melhor e um país respeitado como resultado da inclusão, por exemplo, nas olimpíadas que o Brasil foi representado pela Rebeca Andrade, uma mulher negra que ganhou medalha de prata e medalha de ouro, como observamos a consequência da inclusão. " A cultura está acima da diferença da condição social" segundo Confúcio, observa-se que a cultura do Brasil deve-se ser cultivada.
Portando, dessa forma a inclusão no esporte é de suma importância para o cidadão brasileiro, e é desta forma que o Brasil pode ser um país mais respeitado. Os governos federais juntamente com instituições de esporte voluntariamente deveriam dar mais acesso a tais pessoas como, por exemplo, construindo ou melhorando os ambientes de treino como quadra, ginásios, equipamentos e até mesmo roupas melhor qualidade. Para que desta maneira todos venham ter acesso a um esporte bom e de grande alcance a todos. E desta maneira espera-se ser freada a baixa autoestima, depressão e exclusão social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.