Em uma primeira análise, deve-se ressaltar, a ausência de medidas governamentais para combater os casos de depressão e suicídio entre jovens. Nesse sentido, é notório que, muitos estudantes que já sofreram ou sofrem bullying no ambiente escolar, alegam que, muitas escolas, não dão a devida importância para os jovens que estão passando por esses problemas, ao achar que é "bobeira". Com isso, a falta de apoio da própria escola, acaba fazendo com que adolescentes que foram vítimas do bullying, se sintam humilhados e inseguros com seus defeitos, e assim, com vontade até de tirar a própria vida.
Seguidamente, é importante apontar que, muitos casos de depressão, são gerados a partir de um momento traumático, já vivenciado. Como, abuso sexual, violência física ou psicológica, roubo, sequestro. Além disso, muitas pessoas são depressivas, por genética mesmo, ou por falta de sair de casa(Isso ocorre mais com jovens, quando os pais não deixam sair). Assim, é evidente que por esses, e outros motivos, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina, e o segundo com maior prevalência nas Américas, segundo os dados da OMS.
Em razão disso, é necessário medidas do governo, que possam resolver essa problemática. Portanto cabe a esse, investir em projetos motivacionais de incentivo a vida, inserir psicólogos de apoio emocional em escolas, para que possam ajudar jovens que estão passando por momentos difíceis, como algum transtorno psicológico, ansiedade, ou problemas de aceitação. Além disso, investir na criação de consultórios de psicologia públicos, para pessoas que sofrem de depressão ou qualquer transtorno e não tenha condição de pagar um psicólogo particular, possa ter uma oportunidade de conversar e evitar que chegue ao ponto de se suícidar, para que assim possa amenizar a depressão e diminuir a problemática do suicídio cometido por muitos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.