Em primeiro plano, é primordial destacar que o aumento nos casos de IST derivam da ineficácia do Poder Público, no que concerne à criação de mecanismos, que eduquem a população sobre os riscos de relações sexuais sem proteção e sobre os tratamentos disponíveis para os portadores de tais doenças. Logo, é possível observar que tal inércia governamental diverge do pensamento do filósofo inglês Thomas Hobbes, que afirma: “O Estado é responsável por garantir o bem-estar social da população”. Destarte, é evidente que o rompimento com a ideia hobbesiana por parte das autoridades resulta na perpetuação e consequente aumento dos casos de IST no país, principalmente entre os jovens mais pobres, que não possuem acesso suficiente à informação.
Além disso, a preservação de preconceitos quanto a tais doenças no imaginário popular apresenta-se como outro desafio no combate à problemática. De acordo com o filósofo italiano Norberto Bobbio, o preconceito se constitui de uma opinião errônea que é aceita passivamente, sem passar pelo crivo do raciocínio. Essa generalização superficial gera estereótipos, como a falácia de que as infecções sexualmente transmissíveis estão presentes apenas entre a comunidade LGBTQIA +, o que já foi provado como falso. Desse modo, tal intolerância pode impedir o processo de vinculação destas populações para a realização do tratamento e prevenção de outras patologias, contribuindo para o aumento das IST ’s.
Infere-se, portanto, a necessidade de mitigação dos obstáculos em prol da diminuição de casos de IST no Brasil. Assim, cabe ao Governo Federal, em ação conjunta ao Ministério da Educação, acrescentar aulas de educação sexual na grade da BNCC por meio de instrutores qualificados e materiais apropriados, com o objetivo de educar os jovens brasileiros sobre os perigos das infecções sexualmente transmissíveis. Além disso, deve-se criar políticas públicas efetivas, mediante aumento do percentual de investimento, visando acabar com o preconceito existente na população quanto às IST ’s. Dessa forma, poder-se-á diminuir os casos infecciosos e proporcionar tratamento digno para os portadores dessas doenças no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.