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#56654
De acordo com o artigo 6º da Constituição Federal de 1988, todo brasileiro tem o direito ao lazer e à segurança. Fora do papel, a realidade é bem diferente, a ausência de infraestrutura adequada em ciclovias junto à falta de conscientização no trânsito, tem ocasionado graves acidentes entre ciclistas, até mesmo os levando à óbito.
Em primeiro lugar, é fundamental problematizar a falta de manutenção das pistas exclusivas para o ciclismo. Somente no ano de 2019 na cidade do Rio de Janeiro, o trecho da ciclovia Tim Maia desabou duas vezes, é importante frisar também que o mesmo trecho já havia desabado em outras ocasiões, uma delas no ano de 2016, resultando na morte de dois cidadãos. Com esses acidentes, fica clara a negligência do Governo em relação aos ciclistas, que acabam arriscando suas vidas inúmeras vezes ao andarem em pistas sem uma estrutura que garanta a sua segurança.
Ademais, o índice de acidentes de trânsito envolvendo carros e ciclistas tem crescido rapidamente nos últimos anos. Segundo a Agência Nacional de Transporte Público (ANTP), os carros são responsáveis por 25% das viagens diárias no Brasil, portanto, tomam maior espaço nas estradas do país, e a imprudência desses resulta em inúmeros atropelamentos diariamente, sendo somente o estado de São Paulo responsável por 17% desses acontecimentos. Assim, é de extrema importância maior atenção e respeito dos motoristas em relação aos ciclistas, que têm o total direito de andar, sem interferências, na faixa que lhes é designada.
Portanto é necessário que o Estado tome providências para amenizar esse cenário. Para melhorar as ciclovias, é preciso que a Companhia de Engenharia do Tráfego (CET), garanta reformas e fiscalizações nas ciclovias a fim de assegurar o bom funcionamento e a segurança dos ciclistas. Além disso, é preciso também que o Detran reforce a necessidade de atenção em relação aos ciclistas, por meio de aulas que conscientize os motoristas. Só assim teremos uma sociedade mais responsável e segura para todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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