Numa primeira perspectiva têm-se como peça-chave para essas mudanças negativas a liquidificação das relações entre os indivíduos. Uma das principais promessas do metaverso é a criação de uma nova vida, baseada numa identidade personalizável, no entanto tal liberdade propicia perfis “catfishing”. O termo norte-americano ganhou notoriedade com o programa “catfish” – em suma esse tem por objetivo oportunizar o encontro físico de dois indivíduos que se conhecem apenas virtualmente – entretanto em grande parte dos episódios, uma das partes envolvidas pratica falsidade ideológica virtualmente. É notável, portanto, que apesar de ainda limitado, já é perceptível a insegurança nesse universo para com os usuários.
Paralelamente é visível o impacto desse novo universo na saúde humana, sendo esse fator para problemas decorrente do excesso de peso. “A falta de atividade física destrói a boa condição de qualquer ser humano”, a frase de Hipócrates - pai da medicina - apesar de exclamada a mais de quinze séculos, demonstra as consequências da vida sedentária contemporânea: com baixo gasto calórico e excesso de alimentos industrializados. Tais efeitos se agravam decorrência da imersão completa nesse mundo irreal, o qual vicia seus usuários, e tira desses a noção de tempo e espaço. Dessarte, tal vontade incessante de voltar ao ciberespaço, causa danos ao indivíduo na realidade.
Observa-se pois, que o metaverso causa impactos no nas interações entre seus utilizadores e no bem-estar dos mesmos. Isso posto, é preciso que o Estado – conjunto de instituições que administram uma nação - por meio do ministério da educação propicie campanhas escolares de conscientização ao uso correto da tecnologia, com intuito de evitar o uso inadequado da mesma.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada