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Por Jessicadias
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Inicialmente, o metaverso é um grande avanço para os seres humanos, pois segundo Steve Jobs, "a tecnologia move o mundo", uma vez que o mundo virtual, trouxe muitas oportunidades para as diversas áreas do cotidianos indivíduos, mas pelo uso inadequado do mesmo, muitos adolescentes e crianças foram impactados negativamente, por causa do uso excessivo de games virtuais, chegando a ausentar-se do mundo real. Em primeiro plano, vale ressaltar que o avanço tecnológico é preciso, mas tem causado algumas controvérsias na sociedade, como por exemplo, o vício, que muitos começam por diversão como um passatempo, então posteriormente, não consegue desconectar-se com o mundo virtual, onde, o desempenho escolar é negativo, o relacionamento familiar não é prioridade, além da saúde mental será abalada.
De outra parte, muitos se tornam agressivos e incontroláveis. A novela t
Travessia transmitida pela Globo, mostra de perto o caso de um garoto que os jogos transformaram o seu dia a dia, ele jogava por diversão, mas depois tornou sua realidade, passava as horas cumprindo metas e por fim se tornou uma pessoa agressiva, conectado ao mundo virtual, infelizmente, essa questão desenvolvida na trama da novela tem sido a realidade de muitas familias mundialmente, além das dificuldades no ambiente escolar.
Diante disso, o metaverso é algo a se preocupar. Como a maioria afetada são as crianças e adolescentes, cabe à comunidade escolar oferecer debate e orientações, por meio de palestras seminários, a fim de convencê-los que o uso excessivo de games causa malefícios. Assim também, os pais e responsáveis pode cooperar com as escolas neste trabalho, controlando o tempo de área de seus filhos nos jogos virtuais. Com isso a tecnologia moverá o mundo à frente e não ao contrário.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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