Em primeira análise, vale ressaltar que na década de 50 com o lema “50 anos em 5” o governo de Juscelino Kubistchek acelerou a industrialização brasileira, que seguindo o modelo de países subdesenvolvidos foi rápida e desordenada, provocando dessa maneira um grande êxodo rural e consequentemente o aumento da população urbana. No entanto, a infraestrutura não acompanhou o crescimento exorbitante das cidades, causando diversos problemas, como a falta de mobilidade, por exemplo. Uma das consequências dessa precária infraestrutura, que pode ser vista ainda mesmo nos dias atuais, são os acidentes de trânsito, que decorrem, frequentemente, pelo fato de não haver rodovias, sinalização e pavimentos adequados, o que coloca a vida de inúmeras pessoas em risco. Dessa maneira faz se necessário a adoção de medidas para que a locomoção se torne mais segura.
Outrossim, apesar de a bicicleta e o transporte público serem veículos que ocupam menos espaço nas rodovias, são os menos utilizados pelos brasileiros, isso se dá pela falta de ciclovias adequadas para os ciclistas e pela precariedade do transporte coletivo, que não oferece condições apropriadas e seguras aos passageiros. Sendo assim, cresce o número de veículos individuais nas cidades, que além de levarem poucas pessoas, ocupam mais espaço nas rodovias, causando um maior engarrafamento e poluição do ar. Prejudicando assim, tanto o meio ambiente como também a saúde e qualidade de vida das pessoas.
Logo, fica evidente a necessidade do Ministério da Infraestrutura investir no melhoramento das rodovias, com a elaboração de ciclofaixas, sinalização e pavimento adequados e, através de campanhas nas plataformas midiáticas, como televisão e redes sociais, promover a conscientização e incentivar as caronas coletivas, bem como o uso de bicicletas, visando uma redução dos veículos nas ruas e uma maior qualidade de locomoção aos cidadãos. Somente dessa maneira o brasileiro desfrutará plenamente de seu direito de ir e vir.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.