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Theodor Adorno e Max Horkheimer, membros da Escola de Frankfurt, no livro “Dialética do Esclarecimento”, estabeleceram a ideia de “Indústria Cultural”, representada pelo poder capitalista em manipular os meios de entretenimento e de propaganda, de modo que o cinema, o rádio, os jornais e, atualmente, a internet, estivessem sendo utilizados como “mercadorias”. A partir disso, os influenciadores digitais desempenham uma enorme responsabilidade social frente ao contexto brasileiro. Dessa forma, nota-se a configuração de dois problemas socioeconômicos no Brasil, sendo eles: a dúvida sobre a qualidade do que é patrocinado na internet e o alcance publicitário de seus divulgadores.
Em primeiro plano, a dúvida sobre a qualidade dos produtos e serviços promovidos pelos influenciadores digitais é uma questão recorrente em escala nacional, de modo que estes promotores estejam desempenhando um papel de suma importância para a sociedade, escapando, portanto, do antigo estado de futilidade. Sob essa perspectiva, cerca de 76% dos internautas brasileiros admitiram já consumir produtos ou serviços promovidos por influenciadores digitais; algo que é perceptível ao verificar-se a popularidade de marcas específicas para cada tipo de mercadoria, como a Apple no âmbito tecnológico, ou a Nike no setor de material esportivo. Dessarte, a verdadeira qualidade por trás das mercadorias patrocinadas no mundo virtual pode ser questionada, visto que os usuários, muitas vezes, não refletem a respeito do assunto.
Ademais, o alcance das propagandas digitais realizadas pelos influenciadores virtuais tem revelado outro problema no contexto social, já que a qualidade do que patrocinam pode ser questionada. Nessa ideia, pode-se encaixar o “Mito da Caverna” de Platão, que subdividia o mundo em duas vertentes — o mundo inteligível, representando as ideias perfeitas presentes na mente de um indivíduo, a liberdade e a realidade em sua essência verídica, e o mundo sensível, representando a prisão aos sentidos do indivíduo e uma realidade ilusória —, pois as pessoas estão sendo inseridas, de maneira sutil, em uma rede capitalista de compra e venda de mercadorias (produtos, serviços, etc.) sem ao menos buscarem entender quais são as melhores opções existentes no mercado, optando, na maioria dos casos, em marcas supervalorizadas e superestimadas, mesmo que não atendam corretamente suas necessidades e suas capacidades financeiras pessoais. Desse modo, o alcance publicitário da internet deve ser controlado de forma coerente pelas autoridades, para que os internautas não sofram com a manipulação psicológica e mercantil presente no mundo digital.
Portanto, medidas são necessárias para dirimir o impasse. Logo, o Governo Federal deverá, por meio da sanção de uma nova lei, impossibilitar que os influenciadores digitais controlem o mercado consumidor, através da promoção de produtos e serviços, e impor, aos mesmos, que apenas promovam algo mostrando todas as suas qualidades e defeitos. Consequentemente, impedindo que a ideia da Indústria Cultural de Adorno e de Horkheimer jamais torne a ser realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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