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Muito antes do mundo entender conceitos básicos sobre tecnologia, a escritora e matemática Ada Lovalence criou o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, tornando-se a primeira programadora da história. Nesse contexto, a criação da Condessa em meados do século XIX, não só impactou sua época como se faz relevante também nos dias atuais, sendo a revolução tecnológica digital no mercado de trabalho um assunto pertinente. Desse modo, faz-se necessário debater sobre seus impactos positivos e negativos na sociedade.
Em primeiro plano, é importante destacar o papel fundamental das inovações tecnológicas em todos os setores do desenvolvimento humano. Nesse sentido, a Revolução Industrial, com a criação das fábricas e máquinas a vapor, modificou de forma extremamente brusca as configurações de trabalho que a sociedade conhecia. Assim, as inovadoras criações possibilitaram não só a otimização da produção, como também tornou possível que os setores industriais crescessem a nível mundial, auxiliando assim, o desenvolvimento do meio científico que se faz imprescindível atualmente em todos os níveis de industrialização de um país tido como rico e desenvolvido.
Outro ponto relevante está também nas contradições existentes no período histórico supracitado. Segundo o sociólogo Karl Marx, "A história da sociedade até os nossos dias é a constante luta de classes." Dessa maneira, toda riqueza gerada na Inglaterra do século XIX, concentrou-se em um seleto grupo de pessoas, a burguesia, que graças as máquinas, reduziram o número de trabalhadores, aumentando o desemprego e desigualdades sociais com a mesma eficiência que aumentavam seus lucros. Logo, a revolução digital deste século desempenha um papel semelhante, pois é inegável a sua importância e contribuição na vida do ser humano moderno, mas também fica evidente que a rapidez da tecnologia em trazer progresso a sociedade sempre deixa homens para trás, em específico, trabalhadores.
Portanto, é de suma importância a adoção de medidas que venham amenizar a situação. Para isso, cabe ao Ministério do Trabalho, órgão responsável pelas relações de trabalho e emprego, em conjunto a empresas privadas, criarem, por intermédio de projetos de investimentos que visem informar trabalhadores a substituição de suas funções por programas de inteligência artificial, além de oferecerem cursos de especializações em áreas mais prósperas futuramente a fim de evitar desempregos em massa, explorações e retrocessos nos direitos trabalhistas. Somente assim, o computador poderá representar para todos o avanço que representou para sua criadora.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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