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Por Pedro017
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O filme "Tempos Modernos", protagonizado pelo ator Charlie Chaplin, retrata a automação industrial como tecnologia e como os trabalhadores são desafiados ao lidar com ela, já que o próprio protagonista sofre acidentes no decorrer do filme. Paralelamente, as pessoas que buscam a inserção no mercado de trabalho também são impactadas negativamente pela revolução tecnológica digital, uma vez que é um requisito dominar as tecnologias para conseguir um emprego. Destarte, é necessário pontuar a ação empresarial, o que gera o desemprego.
De início, há de se constar a atitude empresarial como mantedora da problemática. Acerca disso, Karl Marx, sociólogo alemão, em seu livro "O Capital", faz uma análise crítica do capitalismo, detalhando as formas dos de como os empresários geram lucro. Nesse sentido, após o surgimento da Revolução industrial, a partir da ciência que esse sistema poderia trazer muito lucro para suas empresas, fez com que esses gestores aplicassem essas tecnologias em suas empresas, o que gera a necessidade de contratações de profissionais mais qualificados, descartando os outros menos capacitados.
Por conseguinte, engendra-se o desemprego. Por isso, segundo o UOL indica que cerca de 90% dos empregos exigirão habilidades tecnológicas até 2030. Sob esse viés, esse cenário cria a necessidade de trabalhadores mais capacitados, o que é um problema, visto que, infelizmente, essa capacitação pode ser inviável, por déficit de conhecimento e inacessibilidade aos meios, como a internet. Nesse contexto, tal cenário pode causar o desemprego, levando aos trabalhadores à procura de empregos informais, o que não garante uma renda fixa, levando à instabilidade financeira.
Por fim, é necessário a omissão do Estado. Para tanto, cabe ao Governo Federal, mais detalhadamente ao Ministério do Trabalho e Emprego, a criação de leis, mediante à Constituição vigente desde 1988, com o objetivo de diminuir o impacto da revolução tecnológica no marcado de trabalho. Tais leis deverão conter medidas que facilitarão inclusão de pessoas menos capacitadas em empresas, além de criar cursos dentro dessas empresas para uma melhor capacitação dessas pessoas. Assim, o filme "Tempos Modernos" será apenas uma forma de entretenimento, não uma projeção da sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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