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Por Guuga
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#114748
Segundo a Constituição Federal de 1988 todo cidadão brasileiro possui direito ao trabalho, entretanto, novas tecnologias podem mudar drasticamente este mercado. Possuir interesse nulo diante as mudanças que vão ocorrer irá causar escassez na mão de obra qualificada.
Diante desse cenário, deve ser ressaltado que a grande massa populacional enxerga os impactos das tecnologias no trabalho como um risco aos seus postos de serviço, os mesmos não tem interesse pela busca de novas oportunidades que surgirão devido aos avanços no âmbito digital.
Ademais, haverá falta de mão de obra qualificada aos novos empregos, pois, se não ha interesse dos cidadãos em mudar o mercado sofrerá crise. Os que oferecem emprego também devem se atentar já que seus resultados estão intimamente ligados a mão de obra.
Para tanto, diante das problemáticas apresentadas medidas devem ser tomadas, o Ministério do Trabalho órgão responsável pelo setor, tem de trabalhar em conjunto com a indústria conscientizando a população sobre mudanças no mercado e novas oportunidades com anúncios informativos através dos meios de comunicação. Além disso, devem qualificar mão de obra, oferecendo cursos de especialização com preço acessível por meio de parcerias com empresas do setor, consequentemente, trazendo impactos positivos em relação a revolução tecnologica no mercado de trabalho.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Samara102006
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#114814
Oii, tudo bem? Vou pontuar brevemente alguns aspectos da sua redação

- Em seu texto você coloca o trabalhador como o culpado pelo desemprego diante das novas tecnologias, mas não me prova que isso é realmente verdade. Há falhas na argumentação da sua redação.

- Sua introdução está confusa

- A estrutura está incompleta :/

Dicas :

- Estude sobre o formato dissertativo argumentativo
- Leia outras redações
- Busque entender como funciona as competências
- Elabore um projeto de texto antes de começar a escrever
- Refaça essa redação

Você consegue, só basta estudar! ❤
( Perdão pela análise muito simplória )
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Por belovr
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#114820
Oee, bom dia! Tudo bom?

Novamente, eu peço desculpas por não ter enviado um comentário que explicava o porquê das minhas avaliações logo quando enviei os pontos. owo

1. Achei confuso os argumentos, pois não tem uma comprovação de fato que acontecem.
2. Também está confuso a estrutura do seu texto, principalmente no desenvolvimento. Aparenta estar descrevendo os impactos em algumas partes, e não argumentando sobre eles.
3. Eu vi a contextualização na sua introdução, onde você usou a Constituição Federal e vi a tese também, mas acho que ficou confuso tanto a tese quanto o encaminhamento argumentativo.
4. A conclusão ficou muito boa! Eu vi o agente, a ação, o meio/modo, detalhadamento e a finalização. Só precisa melhorar o fechamento de ideias, que é o início do parágrafo de conclusão.

Recomendo:
1. Ver sobre a estrutura do texto dissertativa-argumentativo. Estou aprendendo bastante lá no canal do Felipe Araujo, tem um vídeo que específica bem todas as divisões que existem na introdução, desenvolvimento e conclusão. Também recomendo o canal da Professora Pamba. Por exemplo, a introdução tem que ter: a contextualização (alusão) + tese (a sua opinião em terceira pessoa) + encaminhamento argumentativo, que é opcional. Era isso que eu retratei no item 4 acima.

2. Observar as três competências da redação. Inclusive, se você participou de uma edição do Enem e caso você não saiba, na página do participante tem uma parte pedagógica da redação para você ver os seus pontos em cada competência. A partir daí, independente da sua nota, você pode ver quais competências você errou, quais devem melhorar e aquelas que seria bom se aperfeiçoar ainda mais.

3. Ler redações, tanto aqui na plataforma como aquelas que foram divulgadas de participantes mesmo. Tem um projeto do Lucas Felpi que engloba várias redações 1000 da última edição , vale a pena conferir.

-

Concordo com a colega acima também! ;)
Eu decidi começar a ler redações na plataforma justamente ontem, após uma aula de redação. Preciso melhorar também, então acabei colocando os pontos de acordo com o que eu vi na teoria.
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