Inicialmente é importante destacar o quanto a evolução tecno-científico impactou na sociedade e em suas relações de trabalho, assim como a substituição dela para alguns serviços. Segundo o IBGE, no ano de 2019 cerca de 13 milhões de brasileiros estariam desempregados, tal cenário se mantendo nos dias atuais graças a presença da tecnologia para auxílio em trabalhos que antes exigiria mais pessoas para executá-lo. É notório que essa ajuda otimiza atividades, mas também, faz com que muitas pessoas percam seus empregos, não necessariamente por não existir mercado de trabalho, mas sim, pelas novas necessidades, que ainda começam a se integrar nos centros de ensino dificultando toda a empregabilidade de uma geração.
Paralelo a isso, é evidenciado o quanto a tecnologia, apesar de largamente disseminada, continua não sendo de igualitário acesso. Segundo Bordieu, "mecanismos de democracia não devem ser usados como ferramentas de exclusão". Contudo, observa-se um cenário, onde a falta de acesso a recursos tecnológicos por pessoas já marginalizadas pela sociedade, as isola ainda mais econômica e socialmente, contribuindo ainda mais para o desemprego e a desigualdade social.
Diante do exposto, faz-se necessário a reparação da relação entre ser humano e máquina, de forma com que tais problemas citados sejam amenizados. Assim, urge que o Ministério da Educação juntamente com o MCTI promova planos educacionais que visem trazer mais da tecnologia para as escolas por meio de palestras e projetos que busquem a introdução dela como uma ferramenta no mercado de trabalho, assim como a apresentação de novas profissões que acompanhem essa evolução, especialmente em escolas de localidades mais carentes, para que todos possam não apenas ter acesso à tecnologia, mas se beneficiar dela e não ser excluído.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.