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Por sammmmm
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A 3º Revolução industrial ocorrida em 1960 trouxe consigo uma maior presença de robotização e tecnologia na sociedade e, como consequência, um mercado de trabalho que passava a ter a tecnologia das máquinas mais presente. Atualmente, esse cenário segue em evolução, na qual, se por um lado auxilia em trabalhos diversos, por outro restringe o mercado e resulta no desemprego de várias pessoas que não foram preparadas para tais mudanças. Paralelo a isso, é evidenciado cada vez uma maior exclusão daqueles que não possuem a tecnologia tão presente no dia-a-dia.

Inicialmente é importante destacar o quanto a evolução tecno-científico impactou na sociedade e em suas relações de trabalho, assim como a substituição dela para alguns serviços. Segundo o IBGE, no ano de 2019 cerca de 13 milhões de brasileiros estariam desempregados, tal cenário se mantendo nos dias atuais graças a presença da tecnologia para auxílio em trabalhos que antes exigiria mais pessoas para executá-lo. É notório que essa ajuda otimiza atividades, mas também, faz com que muitas pessoas percam seus empregos, não necessariamente por não existir mercado de trabalho, mas sim, pelas novas necessidades, que ainda começam a se integrar nos centros de ensino dificultando toda a empregabilidade de uma geração.

Paralelo a isso, é evidenciado o quanto a tecnologia, apesar de largamente disseminada, continua não sendo de igualitário acesso. Segundo Bordieu, "mecanismos de democracia não devem ser usados como ferramentas de exclusão". Contudo, observa-se um cenário, onde a falta de acesso a recursos tecnológicos por pessoas já marginalizadas pela sociedade, as isola ainda mais econômica e socialmente, contribuindo ainda mais para o desemprego e a desigualdade social.

Diante do exposto, faz-se necessário a reparação da relação entre ser humano e máquina, de forma com que tais problemas citados sejam amenizados. Assim, urge que o Ministério da Educação juntamente com o MCTI promova planos educacionais que visem trazer mais da tecnologia para as escolas por meio de palestras e projetos que busquem a introdução dela como uma ferramenta no mercado de trabalho, assim como a apresentação de novas profissões que acompanhem essa evolução, especialmente em escolas de localidades mais carentes, para que todos possam não apenas ter acesso à tecnologia, mas se beneficiar dela e não ser excluído.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por GeovanaAnt
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#120632
A 3º Revolução industrial, ocorrida em 1960, trouxe consigo uma maior presença de robotização e de tecnologia na sociedade e, como consequência, um mercado de trabalho que passava a ter a tecnologia das máquinas mais presente. Atualmente, esse cenário segue em evolução, na qual, se por um lado auxilia em trabalhos diversos, por outro restringe o mercado e resulta no desemprego de várias pessoas que não foram preparadas para tais mudanças. Paralelo a isso, é evidenciado cada vez uma maior exclusão daqueles que não possuem a tecnologia tão presente no dia-a-dia.

*COMENTÁRIOS*
- Terceira Revolução Industrial
-vírgulas no adjunto adverbial
- paralelismo (maior presença DE robotização e DE tecnologia
-NA qual --- NO qual (uma vez que faz referência ao cenário)
- Dia a dia

Inicialmente, é importante destacar o quanto a evolução tecno-científico impactou na sociedade e em suas relações de trabalho, assim como na substituição dela para alguns serviços. Segundo o IBGE, no ano de 2019, cerca de 13 milhões de brasileiros estariam desempregados, tal cenário se mantendo nos dias atuais graças a presença da tecnologia para auxílio em trabalhos que antes exigiria mais pessoas para executá-lo. É notório que essa ajuda otimiza atividades, mas também, faz com que muitas pessoas percam seus empregos, não necessariamente por não existir mercado de trabalho, mas sim, pelas novas necessidades, que ainda começam a se integrar nos centros de ensino dificultando toda a empregabilidade de uma geração.

*comentários*
-tecnocientífico
-vírgulas
- seu parágrafo está bem estruturado, porém existem alguns erros na formação dos períodos. têm partes estão confusas, e alguns erros de concordância ajudam a aumentar isso.
minhas dicas para esse parágrafo.
1- é uma boa trocar o "inicialmente" por "diante desse panorama", por exemplo.
2- poderia enxugar o tópico frasal -" Diante desse panorama, é importante destacar o quanto a evolução tecnocientífico impactou na sociedade e nas relações de trabalho . "
3- a parte do repertório sociocultural ficou meio embaralhada, sugiro
Segundo o IBGE, no ano de 2019, cerca de 13 milhões de brasileiros estão desempregados. Sob tal perspectiva, tal cenário se mantém nos dias atuais devido à presença da tecnologia, a qual permite a substituição da mão de obra humana por máquinas.
4- e no fechamento do parágrafo:
Desse modo, é notório que essa ajuda otimiza atividades, mas também, alarmantemente, incrementa o quadro de desempregados, o que permite a continuidade de problemas de empregabilidade que podem afetar toda uma geração.

Paralelo a isso, é evidenciado o quanto a tecnologia, apesar de largamente disseminada, continua não sendo de igualitário acesso. Segundo Bordieu, "mecanismos de democracia não devem ser usados como ferramentas de exclusão". Contudo, observa-se um cenário, onde a falta de acesso a recursos tecnológicos por pessoas já marginalizadas pela sociedade, as isola ainda mais econômica e socialmente, contribuindo ainda mais para o desemprego e a desigualdade social.
*comentários
- após citar o nome do filósofo coloque algo sobre ele, lembre-se que o repertório deve ser: produtivo, legitimado e pertinente. ou seja, colocar uma característica ajuda na legitimação --> "Segundo Bourdieu - célebre sociólogo francês - "
- esse aqui ficou sem o fechamento. poderia desenvolver melhor o repertório e fechar criticando tudo


Diante do exposto, faz-se necessário a reparação da relação entre ser humano e máquina, de forma com que tais problemas citados sejam amenizados. Assim, urge que o Ministério da Educação juntamente com o MCTI promovam planos educacionais que visem trazer mais da tecnologia para as escolas por meio de palestras e projetos que busquem a introdução dela como uma ferramenta no mercado de trabalho, assim como a apresentação de novas profissões que acompanhem essa evolução, especialmente em escolas de localidades mais carentes, para que todos possam não apenas ter acesso à tecnologia, mas se beneficiar dela e não ser excluído.

- não é bom fazer referências a própria redação
- cuidados com as pontuações para não ocorrer truncamento, ou seja por vírgula no lugar de ponto e unir irregularmente duas orações.
- pode fazer o tópico frasal retomando o que foi dito, um período para a ação e o agente, outro para o meio/modo e detalhamento e, por fim, um para a finalidade.
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