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A série canadense "Anne wigh an E" apresenta o personagem Jerry, um garoto que fora contratado pelos Cuthbert para ajudar nas lavouras da Fazenda Este oriundo de uma família carente não possui condições de frequentar o âmbito escolar, caracterizando-se como um analfabeto pois não dominava a escrita e a leitura, julgando a ação das demais crianças do vilarejo que estudavam como privilégio, por sua realidade não permitir o mesmo. Contudo, fora da ficção no Brasil, a realidade de Jerry torna-se frequente, visto que muitos jovens por meio da necessidade deixam de frequentar a escola o que incide nas altas taxas de analfabetismo na nação. Embora, alternativas realizadas pelo Estado tenham acalentado tal problema em questão, ainda é presente desafios que impedem uma maior abrangência do processo de alfabetização no território. Dessa forma essa chaga é causada principalmente pela intensa desigualdade social que provoca entre outras consequências, a dificuldade de inserção no mercado de trabalho e a exclusão social, as quais impedem que os cidadãos brasileiros desenvolvam-se plenamente como garantido na Constituição do país.
Primeiramente, é notável que a desigualdade social opera como um desafio, o qual impede a abrangência do processo de analfabetismo em questão no Brasil. De acordo com a Constituição Federal brasileira, todos são iguais perante a lei garantindo aos cidadãos o direito inviolável à igualdade.Entretanto, tal direito não faz-se presente ,visto que, muitos jovens e crianças não frequentam o ambiente escolar, um direito de todos, ocasionado pela carência famíliar em mantê-lo nas instituições educativas, ainda optando ao trabalho precoce para ajudar financeiramente a família. Desta forma, fora das escolas essa parcela carecida não é alfabetizada, semelhante a Jerry, o que acaba culminando no desenvolvimento de adultos incapazes de exercerem de forma plena os direitos básicos de um cidadão. Ademais, caracterizando a ação como um privilégio para apenas algumas classes sociais.Dessa maneira, é inevitável negar que a desigualdade social contribui para que menos jovens frequentem a escola e assim sejam alfabetizados, auxiliando à grande permanência das taxas de analfabetismo nos país.
Outrossim, é relevante destacar as consequências dessa chaga social.Segundo o Sociólogo Immanuel Kant, o homem é nada além daquilo que a educação faz dele. Nesse sentido, indivíduos desprovidos do letramento, são caracterizados por exercerem as profissões que ficam a margem da sociedade, como por exemplo, trabalhos braçais, correlativo aos exercidos pelo garoto Jerry, já que muitos ofícios necessitam de conclusão escolar, desenvolvendo difíceis inserções no mercado de trabalho, além da dificuldade de inclusão social, ferramenta importante na participação da sociedade como um todo, negando-os oportunidades de acesso a bens e serviços, como saúde, emprego digno, renda instável , lazer entre outros, que lhes são falhos . A par disso, no instante em que os indivíduos são estimulados pela necessidade à cometerem evasão escolar, deixam o melhor caminho para futuramente mudarem a situação na qual são inseridas no presente momento. Desarte, é imperioso que medidas idôneas sejam tomadas para sanar tal desafio que impede o progresso e o bem estar dos cidadãos brasileiros.
Em suma, são indispensáveis providências que atenuem os desafios do processo de alfabetização em questão no Brasil.Logo, o Governo com parceria do Ministério da Educação deve investir em iniciativas de combates a evasão escolar, contratando profissionais que busquem as crianças que não frequentam o ambiente escolar por conta de problemas financeiros ou socias e os auxiliem- com o apoio da manutenção do bolsa escola-, afim de que os mesmos retornem ao ambiente educacional e sejam alfabetizados, por meio de maiores investimentos nesse âmbito . Além disso, o Estado necessita investir ainda em projetos voltados para a alfabetização de jovens e adultos(EJA), realizando a abertura de mais escolas e profissionais especializados no assunto distribuindo-os de forma igualitária por toda a nação brasileira. Desse modo, as taxas de analfabetismo existentes seram banidas, como também histórias semelhantes ao do garoto Jerry, devolvendo plenamente os cidadãos assim como garantido na Constituição do Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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