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#50654
O poema "Canção de Exílio" do poeta Gonçalves Dias, exalta um um país perfeito e que possui características que nenhum outro tem. Fora da obra, a realidade do Brasil é extremamente diferente, uma vez que os desafios para analfabetizar crianças, se faz presente. Nesse contexto, deve-se analisar não só a negligência estatal, mas também a ausência de dinâmicas para atrair esse público, como contribuidores para a continuidade desse impasse.
Sob essa perspectiva,convém salientar que a falta de representatividade política, é uma causa dessa questão. De acordo com Thomas Jefferson, terceiro presidente dois Estados Unidos e principal autor da declaração de independência do país, a aplicação das leis é mais importante de que a sua elaboração. Porém, em nossa pátria essa ideologia é falha, haja vista o número de crianças fora das escolas. Dessa forma, apesar do Brasil apresentar boas legislações, elas se atém a base teórica.
Ademais, ausência do interesse do público infantil, colabora negativamente para a existência desse revés. Segundo a Avaliação Nacional da Alfabetização, 54,7 % das crianças não possui aprendizagem adequada em leitura. Tal dado, exibe o quanto o sistema educacional brasileiro, carece por melhorias.
Entende-se, portanto, a necessidade de implementação de medidas frente ao imbróglio. Em suma, faz-se necessária a atuação do Governo Federal, juntamente com o Ministério da Educação, na realização de entrega de livros - sejam eles infantis ou infantojuvenis - em todos os municípios, por meio de verbas da União, a fim de facilitar o processo de aprendizagem em casa e estimular o desejo da leitura desde cedo. Somente assim, poder-se-á criar um ideal de nação como exibido no poema "Canção de Exílio".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#51049
olá sou @wagner123 e venho fazer alguns comentários acerca de sua redação
O poema "Canção de Exílio" do poeta Gonçalves Dias, exalta um país perfeito e que possui características que nenhum outro tem. Fora da obra, a realidade do Brasil é extremamente diferente, uma vez que os desafios para ALFABETIZAR crianças, FAZ-SE presente. Nesse contexto, deve-se analisar não só a negligência estatal, mas também a ausência de dinâmicas para atrair [1]esse público, como contribuidores [2]para a continuidade desse impasse[3].
[1] atrair o pú[email protected] não entendi essa parte, por que o público deveria ser atraí[email protected] e quem especificamente o compô[email protected]
[2] esse termo ficou muito abrangente pois qualquer pessoa pode ser um contribuidor a causa. Sugiro colocar papéis sociais mais específicos como professores, educadores, família...
[3] uma coisa que senti que faltou na sua introdução seria uma problematização mais evidente pois não sei quais são as características que fazem o analfabetismo ser considerado um problema, [email protected]
:!: Boa introdução, porém as generalizações e a ausência de um problematização deixa seu início um pouco confuso mesmo apesar de você ter elencado os argumentos


Sob essa perspectiva[4],convém salientar que a falta de representatividade política[5], é uma causa dessa questão. De acordo com Thomas Jefferson, terceiro presidente DOS Estados Unidos e principal autor da declaração de independência do país[6], a aplicação das leis é mais importante de que a sua elaboração. Porém, em nossa pátria essa ideologia é falha, haja vista o número de crianças fora das escolas[7]. Dessa forma, apesar do Brasil apresentar boas legislações, elas se atém a base teórica[8].
[4]conectivo inadequado. Troque por primeiramente, em primeiro lugar...
[5]representatividade política é totalmente diferente de negligência estatal o que mostra justamente um tagenciamento quanto ao seu próprio texto
[6]descrição muito longa kk o que deve ser mais relevantemente priorizado é a argumentação e essa informação acaba com linhas importantes.
[7] argumentação rasa pois durante o D1 você deixa aberta muitas lacunas quanto a informação dada, por exemplo: será mesmo que o governo não investiu na educação de forma prá[email protected] ou como você sabe que a legislação é de boa [email protected]
[8]arrematação de tese não pertinente
:!: acredito que o D1 não está ruim mas poderia ser mais trabalhado em diferentes aspectos sobre a informação

Ademais, ausência do interesse do público infantil, colabora negativamente para a existência desse revés.[10]Segundo a Avaliação Nacional da Alfabetização, 54,7 % das crianças não possui aprendizagem adequada em leitura[11]. Tal dado, exibe o quanto o sistema educacional brasileiro, carece por melhorias[12].
:oops: Esse D2 vou desconsiderar, desculpa. Em primeiro lugar, ele está bem curto e reduzido quanto a argumentação que justamente nem a existe pois só há a presença da informação e não o seu desenvolvimento. Em segundo, [10] não há conectivo. No [11], em que circunstância essa informação se relaciona com a falta de [email protected] e como você me prova que essa é a causa para o [email protected] Por fim, você termina [12] falando sobre o sistema brasileiro e esquece do tema do tópico frasal proposto por você.


Entende-se, portanto, a necessidade de implementação de medidas frente ao imbróglio. Em suma, faz-se necessária a atuação do Governo Federal, juntamente com o Ministério da Educação, na realização de entrega de livros - sejam eles infantis ou infantojuvenis - em todos os municípios, por meio de verbas da União, a fim de facilitar o processo de aprendizagem em casa e estimular o desejo da leitura desde cedo. Somente assim, poder-se-á criar um ideal de nação como exibido no poema "Canção de Exílio"
:!: Acho que esse é o melhor parágrafo de sua redação . Bem completinho


Notas
C1=160 presença de 3 erros gramaticais
C2= 60 apenas o D1 mostra um argumento produtivo e pertinente
C3=80 sua argumentação se mostrou rasa com algumas lacunas no D1
C4=120 alguns conectivos se mostraram inadequados ou ausentes
C5=200 conclusão completa

é isso , se precisar é só me marcar
C4=

Cogita-se que mesmo com a implantaçõ[…]

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A histórigrafia vem nos mostrando que, s&ea[…]

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