Sob essa perspectiva,convém salientar que a falta de representatividade política, é uma causa dessa questão. De acordo com Thomas Jefferson, terceiro presidente dois Estados Unidos e principal autor da declaração de independência do país, a aplicação das leis é mais importante de que a sua elaboração. Porém, em nossa pátria essa ideologia é falha, haja vista o número de crianças fora das escolas. Dessa forma, apesar do Brasil apresentar boas legislações, elas se atém a base teórica.
Ademais, ausência do interesse do público infantil, colabora negativamente para a existência desse revés. Segundo a Avaliação Nacional da Alfabetização, 54,7 % das crianças não possui aprendizagem adequada em leitura. Tal dado, exibe o quanto o sistema educacional brasileiro, carece por melhorias.
Entende-se, portanto, a necessidade de implementação de medidas frente ao imbróglio. Em suma, faz-se necessária a atuação do Governo Federal, juntamente com o Ministério da Educação, na realização de entrega de livros - sejam eles infantis ou infantojuvenis - em todos os municípios, por meio de verbas da União, a fim de facilitar o processo de aprendizagem em casa e estimular o desejo da leitura desde cedo. Somente assim, poder-se-á criar um ideal de nação como exibido no poema "Canção de Exílio".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.