Deve-se pontuar, de início que a insuficiência das leis está entre as causas da problemática, visto que a falta de fiscalização em relação á execução das mesmas, é algo comum. Por conseguinte, além de surgir novos casos de violência, ainda tem os que não foram penalizados por tal ato. Tal conjuntura, é atrelada ao fato das pessoas verem que os animais não possuem um valor em meio a sociedade. Destarte, é notável a insuficiência das leis diante o cenário de combate aos maus-tratos aos animais no Brasil.
Ademais, a incitação aos maus-tratos é outro fator a ser abordado quanto ao problema supracitado, uma vez que a incitação vem da sociedade e de seus "costumes" obsoletos de como educar um animal. Dessa forma, "frágeis usam a violência e os fortes usam as ideias" -Augusto Cury. Em virtude disso é perceptível que muitos usam da violência por sentirem fortes comparados aos animais, quando na verdade são frágeis. Logo, é nítido a formação de um contexto caótico cuja necessidade de uma intervenção se faz necessária.
Sendo assim, para solucionar o entrave do combate aos maus-tratos aos animais no Brasil, é necessário atuar em dois campos. Em primeiro lugar cabe ao IBAMA desenvolver novos meios de fiscalização, através de programas como bancos de comunicação para que sejam feitas denúncias e alevantamento de dados, de modo a tornar eficiente as leis existentes no país. Somente assim, ocorrerá um melhor combate a agressão cometida aos animais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.