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#56316
O artigo 6° da constituição Federal garante a todos o direito social a educação. Porém, vê-se um constante descaso com a Carta Magna nacional, uma vez que existe cerca de 16 milhões de analfabetos no Brasil. Tal impasse ocorre tanto pela evasão escolar, quanto pela falta de estrutura para alfabetização em algumas instituições de ensino.
Sob esse viés, é importante salientar a influência da desigualdade social no que tange à saída precoce de crianças e adolescentes das escolas. Diante disso, pesquisas mostram que quatro em cada dez jovens não concluem a escola na necessidade de entrar para o mercado de trabalho e contribuir para o sustento familiar. Segundo o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Sendo assim, entende-se a necessidade de auxiliar financeiramente estudantes de baixa renda.
Outro ponto relevante nessa temática, é a escassez de materiais usados na alfabetização infantil, principalmente nas escolas públicas. Nesse contexto, sabe-se da abundância desta situação nas áreas periféricas. Torna-se evidente, portanto, a ineficácia do governo quando se trata da educação dada a determinadas escolas, fazendo com que o ensino se torne limitado, e assim desrespeitando a constituição.
Infere-se, em suma, que medidas são necessárias para diminuir o analfabetismo na nação. Com isso, o estado deve promover medidas de incentivo ao estudo através de campanhas informativas, além de elaborar palestras para conscientização sobre o trabalho infantil. Somente assim, o direito social a educação será a todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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