Sob esse viés, é importante salientar a influência da desigualdade social no que tange à saída precoce de crianças e adolescentes das escolas. Diante disso, pesquisas mostram que quatro em cada dez jovens não concluem a escola na necessidade de entrar para o mercado de trabalho e contribuir para o sustento familiar. Segundo o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Sendo assim, entende-se a necessidade de auxiliar financeiramente estudantes de baixa renda.
Outro ponto relevante nessa temática, é a escassez de materiais usados na alfabetização infantil, principalmente nas escolas públicas. Nesse contexto, sabe-se da abundância desta situação nas áreas periféricas. Torna-se evidente, portanto, a ineficácia do governo quando se trata da educação dada a determinadas escolas, fazendo com que o ensino se torne limitado, e assim desrespeitando a constituição.
Infere-se, em suma, que medidas são necessárias para diminuir o analfabetismo na nação. Com isso, o estado deve promover medidas de incentivo ao estudo através de campanhas informativas, além de elaborar palestras para conscientização sobre o trabalho infantil. Somente assim, o direito social a educação será a todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.