• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Iasmind25
#63846
O cancelamento virtual e seus impactos

De acordo com o dicionário de língua portuguesa, cancelar significa suprimir algo, torná-lo nulo, sem efeito, sem valor. Nas mídias sociais, o conceito ganhou novas definições e tem sido aplicado a empresas, políticos, celebridades e qualquer um que, de alguma forma, apresente um comportamento que o público considera inadequado. Esse ato de cancelamento pode acabar causando impactos na vida social e desencadeando sequelas permanentes para a saúde mental do indivíduo alvo.

A partir do momento que um indivíduo é cancelado virtualmente existe uma toda uma mobilização para pressionar e exigir que o mesmo seja responsabilizado pelos seus atos na vida real. Com isso, influenciadores digitais, marcas e demais envolvidos perdem seguidores, patrocinadores e deixam de vender. O prejuízo é social e financeiro. Um caso de bastante repercussão foi o da influenciadora Gabriela Pugliesi, que foi extremamente criticada depois de fazer uma festa durante a quarentena contra a COVID-19 e por conta disso, perdeu alguns contratos de trabalho, totalizando aproximadamente 2 milhões de reais, além de se afastar do Instagram que era sua principal fonte de renda.

Se tratando da saúde mental das pessoas que sofreram ao serem canceladas, as consequências são igualmente devastadoras. Frequentemente essas pessoas precisam conviver com termos inapropriados sendo disparados contra elas, além de eventuais ameças. O Dr. Celso Alberto Reis Esteves Junior, Psiquiatra e Médico clínico geral explica que " as consequências do cancelamento para a saúde mental são negativas. Assim, a pessoa sente tristeza, irritação, culpa e até mesmo transtornos psiquiátricos como a depressão e o transtorno de pânico. " reforçando ainda mais as complicações pelas quais passam os cancelados.

Diante disso, é indiscutível a importância de acabar de uma vez por todas com esse ato extremamente rude. É notável que já existem leis contra atos dessa natureza, porém elas não são impostas de forma eficiente. Cabe então ao poder público- responsável por garantir a prática da cidadania nacional-, garantir o cumprimento dessas leis, a fim de que essa cultura não seja mais intensificada e o objetivo inicial desse movimento seja retomado, para que mais brasileiros possam aprender com os seus erros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

A constituição Federal de 1988,docum[…]

No Brasil, cerca de 14 (quatorze) milhões d[…]

No Brasil, cerca de 14 (quatorze) milhões d[…]

Segundo o filósofo Immanuel Kant toda refor[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM