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Por erossi04
#50748
No livro "Harry Potter" é contado a inclusão de um garoto na escola por meio da prática de um esporte: o quadribol. De maneira análoga a isso, temos o acesso ao esporte na sociedade brasileira. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: a exclusão de famílias de baixa renda e os problemas que a falta de atividades físicas causam.
Em primeiro plano, temos a exclusão nas periferias, deixando crianças e adultos sem oportunidade ao ciclismo, teatro e vôlei por exemplo, sendo que o esporte é uma ótima ferramenta para afastar jovens da criminalidade, além da descoberta de novos talentos. Desse modo, temos a judoca Rafaela Silva, ex periférica, que foi revelação nas Olimpíadas do Rio em 2016, onde foi medalhista de ouro. Dessa maneira, pode-se analisar a importância da valorização e acesso ao esporte.
Além disso, é notório o problema em não realizar exercícios físicos, tanto em questão física quanto mental. Consoante a isso, uma pesquisa do IBGE mostra que mais de 100 milhões de brasileiros de 15 anos ou mais não realizam nenhum esporte. Sendo assim, é visto que a sociedade brasileira está se tornando sedentária.
Portanto, fica evidente a necessidade de medidas que venham melhorar o acesso ao esporte. Por conseguinte, cabe ao Ministério do Esporte, fazer uma maior inclusão, por meio de programas gratuitos e campos e academias abertas, para que todos tenham oportunidades. Ademais, cabe ao Ministério da Educação e a Mídia, conscientizar a população, por meio de propagandas nas redes sociais, para que o esporte esteja presente no dia a dia. Somente assim, estaremos aproximando-se do livro "Harry Potter".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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