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Por Helena123
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- 16 Jun 2022, 15:09#93989
Carlos Drummond, em seu poema ‘’No meio do caminho '' retrata de modo figurado, os obstáculos que o ser humano enfrenta em sua jornada. Analogamente, o racismo é um contratempo para o Brasil, já que instiga a desigualdade social. Logo, faz-se urgente analisar essa problemática, cujas principais causas são de cunho estatal e históricas.

Em primeiro plano, a preocupação com o racismo é consequência de ações governamentais ineficazes. Afinal, como alertou o escritor Gilberto Dimenstein, em sua obra “O cidadão de Papel”, nem sempre as leis presentes nos documentos oficiais são cumpridas, estabelecendo-se assim, uma garantia apenas teórica dos direitos dos cidadãos, vide a obsolescência da Carta Magna diante do racismo. Isso é explícito a partir da observação de que as políticas públicas de prevenção e até mesmo, de combate ao preconceito racial não são prioridades nos planos de governo. Logo, a mudança que a nação almeja é cada vez mais improvável,devido a uma legislação "pouco simbólica".

Além disso, outra preocupação é a inoperância da população em relação ao racismo. Como cita o cientista Albert Einstein, é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito. Diante do exposto, fica evidente a dificuldade da sociedade em quebrar paradigmas, como o preconceito racial, visto que o legado histórico da era segregacionista ainda vive neste século. Sendo assim, a nação não muda a realidade da desigualdade racial acomodada no Brasil.

Portanto, as mudanças devem ser alcançadas por meio do Estado. Então a sociedade civil precisa organizar manifestações coletivas e públicas contra a desigualdade racial, por meio da divulgação de pautas do movimento. Além disso, para que haja a quebra de preconceitos pré-estabelecidos, o Estado, por meio de plataformas de amplo alcance nacional, deve expor a importância da igualdade social, para que os paradigmas possam ser quebrados. Destarte, a população será operante na mudança que deseja, pressionando os governantes a executarem com eficiência as leis, conforme exposto na Constituição Federal.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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