• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Laila333
Quantidade de postagens
#62868
Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à privacidade e ao bem-estar social. Conquanto, os obstáculos enfrentados pelos indígenas no Brasil contemporâneo impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.

É indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, o descaso do governo com relação a preservação das terras indígenas rompe essa harmonia, haja vista que o crescimento do agronegócio é um fator que pressiona os territórios indígenas.

De acordo com o Concelho Indigenista Missionário (CIMI), foram 128 casos de suicídio entre indígenas no ano de 2017. Partindo desse pressuposto, a discriminação é um ponto que contribui para a autodestruição desse povo. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que o prejulgamento impulsiona a perpetuação desse quadro deletério.


Infere - se, portanto , que ainda há entraves para garantir a solidificação de politicas que visem à construção de um mundo melhor. Dessa maneira, urge que o Tribunal de Contas da União direcione capital por intermediário da FUNAI, para que seja revertido em combate efetivo aos ataques sofridos por essa parcela da população, através de um plano de ações elaborado com a a participação de nativos, que vise a resolução desses impasses sociais. Ademais, em parceria com as escolas, deve promover palestras no intuito de construir uma sociedade conhecedora. Dessa forma o Brasil iria superar o problema.

**REDAÇÃO DE UMA AMIGA QUE NÃO TEM CELULAR **
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por Laila333
Quantidade de postagens
#62869
@3m1ly
Olá como vai??
Espero que esteja bem você, poderia corrigir essa redação para uma amiga??
Pois ela não tem celular, e me pediu que fizesse esse favor para ela.
Desde já agradeço.
Avatar do usuário
Por 3m1ly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#62921
@Laila333, Eu estou muito atarefada com as avaliações da escola, porém sábado eu corrijo, ok?
Avatar do usuário
Por 3m1ly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#63566
Certo
Parcialmente certo
Errado
Ausência

Introdução
Promulgada pela ONU, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à privacidade e ao bem-estar social (Contextualização). Conquanto, os obstáculos enfrentados pelos indígenas no Brasil contemporâneo impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática (Posicionamento). Nessa perspectiva, esses desafios<Quais?] devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.
Bases Argumentativas


Comentário
----> A introdução está incompleta, porque não tem os problemas que serão discorridos.

Desenvolvimento
1.
É indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema (Tópico-frasal). Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade (Repertório). De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, o descaso do gGoverno Federal com relação a preservação das terras indígenas (Argumento Complementar) rompe essa harmonia, haja vista que o crescimento do agronegócio é um fator que pressiona os territórios indígenas.
Conectivo de ligação entre parágrafos
Explicação da tese (como)
Consequências do problema ou apelo para que seja resolvido


Comentário
-----> O desenvolvimento 01 não está expositivo, porém apresenta problemas na estruturação do mesmo.

2.
De acordo com o Concelho Indigenista Missionário (CIMI), foram 128 casos de suicídio entre indígenas no ano de 2017. Partindo desse pressuposto, a discriminação é um ponto que contribui para a autodestruição desse povo. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que o prejulgamento impulsiona a perpetuação desse quadro deletério. (Repertório)
Conectivo de ligação entre parágrafos
Tópico-frasal (problema)
Argumento complementar (causa)
Explicação da tese (como)
Consequências do problema ou apelo para que seja resolvido


Comentário
----> O desenvolvimento 02 está fora do padrão dissertativo-argumentativo.

Conclusão
Infere - se, portanto , que ainda há entraves para garantir a solidificação de politicas<políticas] que visem à construção de um mundo melhor. Dessa maneira, urge que o Tribunal de Contas da União (Agente) direcione capital por intermediário da FUNAI (Ação), para que seja revertido em combate efetivo aos ataques sofridos por essa parcela da população (Finalidade (1)), através de um plano de ações elaborado com a a participação de nativos (Meio/modo), que vise a resolução desses impasses sociais (Finalidade(1)). Ademais, em parceria com as escolas (Agente), devem promover palestras (Ação) no intuito de construir uma sociedade conhecedora (Finalidade). Dessa forma, o Brasil iria<Deu ideia de dúvida]] superar o problema.
01 - Detalhamento
02 - Detalhamento e meio/modo


Comentário
(1) - Você disse duas vezes a mesma coisa, poderia ter usado um dos espaços para detalhar como a ação será feita.
----> Você escreveu duas proposta de intervenção, porém as duas estão incompletas, sendo a primeira contanto apenas com 4 dos 5 elementos válidos, e a segunda com apenas 3. Logo, a nota da C5 será dada de acordo com a proposta que possui menos elementos válidos.


Espero ter ajudado sua amiga, diga a ela que mandei beijos e desejei um bom estudo. ;)
22

d3d

Ashiley , OI! Muitíssimo obrigada por ter […]

No Brasil apesar da constituição de […]

Tema: O aumento do número de profissionais […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM