A priori, é perceptível que os povos indígenas sofrem com a invisibilidade e o preconceito estagnado perante a sociedade. Acerca disso, de acordo com o filósofo George Orwell, "Todos são iguais, mas alguns são mais que os outros". Diante disso, observa-se que os povos nativos vivem seus dias sendo alvos de discriminação e tendo os seus direitos usurpados. Nessa ótica, é visível a necessidade de promover a inclusão social dessas comunidades desfavorecidas e discriminadas.
Outrossim, a ausência de novas propostas educativa que visem a integração desses estudantes indígenas enquanto indivíduos e cidadãos remete ao abandono das escolas e a falta da qualidade de vida. Nesse viés, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta princípios que reje a educação indígena,inclusive a interculturalidade, onde estabelece o diálogo respeitoso entre a realidade dos próprios alunos e os conhecimentos vindo de diversas culturas humanas.Posto isso, é de suma importância destacar que os indígenas tem um papel fundamental na formação cultural do país e o reconhecimento e a valorização dessas populações implicam na visibilidade social desses povos.
É mister,portanto, o Estado, enquanto garantidor do bem-estar social, deve realizar projetos educativos, por meio de palestras e de simpósios abordando a valorização da educação indígena, para que esse problema seja revertido. Assim, espera-se uma sociedade mais justa e igualitária.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.