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Por EduardaBeatriz
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O filme "Wall-E" retrata a terra como um lugar inabitável e, de forma lúdica, traz à tona a problemática da geração de resíduos em todos os lugares do mundo. Dessa forma, apesar dessa obra ser uma ficção, ela deixa uma reflexão relacionada à questão do lixo no território brasileiro. Sendo assim, urge a análise do acumulo de materiais não biodegradáveis e do descarte inadequado desses resíduos.

A princípio, cabe destacar que o acumulo insustentável dos lixos compostos por objetos não biodegradáveis é um impasse, pois essa ação é capaz de comprometer a qualidade da vida terrestre. Sob essa perspectiva, de acordo com o ativista ambiental Paul Watson, a inteligência das espécies é viver em harmonia com o meio ambiente, o que deixa nítido, por consequência, que a retenção de produtos de difícil degradação natural reflete a relação desarmônica do ser humano com o seu próprio planeta.

Ademais, vale salientar que o descarte inadequado do lixo também transparece a falta de consciência da população, visto que o impacto resultante dessa apatia desgasta todo o ecossistema. Nesse aspecto, segundo o portal R7 Notícias, os rios e os mares estão cada vez mais comprometidos pelas substâncias tóxicas descartadas nas águas notando-se, assim, que essa situação é alarmante e precisa ser mitigada.

Portanto, fica exposta a análise da questão do lixo no Brasil. Destarte, o Ministério do Meio Ambiente - responsável pela defesa e conservação ambiental - em parceria com o Ministério da Educação (MEC), deve intensificar as propostas educativas referentes ao descarte e ao acumulo de lixo, por meio de projetos que utilizem as práticas baseadas em reduzir, reutilizar e reciclar nas instituições de ensino, afim de evitar comprometer o meio ambiente com a geração de resíduos. Por fim, será possível fazer com que o cenário apresentado no filme "Wall-E" esteja longe da realidade enfrentada pela nação brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por jheromagnoli
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#76463
O filme "Wall-E" retrata a terra como um lugar inabitável e, de forma lúdica, traz à tona a problemática da geração de resíduos em todos os lugares do mundo. Dessa forma, apesar dessa obra ser uma ficção, ela deixa uma reflexão relacionada à questão do lixo no território brasileiro. Sendo assim, urge a análise do acúmulo de materiais não biodegradáveis e do descarte inadequado desses resíduos.

A princípio, cabe destacar que o acúmulo insustentável dos lixos compostos por objetos não biodegradáveis é um impasse, pois essa ação é capaz de comprometer a qualidade da vida terrestre. Sob essa perspectiva, de acordo com o ativista ambiental Paul Watson, a inteligência das espécies é viver em harmonia com o meio ambiente, o que deixa nítido, por consequência, que a retenção de produtos de difícil degradação natural reflete a relação desarmônica do ser humano com o seu próprio planeta. [faltou uma arrematação]

Ademais, vale salientar que o descarte inadequado do lixo também transparece a falta de consciência da população, visto que o impacto resultante dessa apatia desgasta todo o ecossistema. Nesse aspecto, segundo o portal R7 Notícias, os rios e os mares estão cada vez mais comprometidos pelas substâncias tóxicas descartadas nas águas notando-se, assim, que essa situação é alarmante e precisa ser mitigada. < pouca argumentação, só está arrematando o repertório, tem que demonstrar mais argumento, seu ponto de vista]

Portanto, fica exposta a análise da questão do lixo no Brasil < melhorar arrematação do tema]. Destarte, o Ministério do Meio Ambiente - responsável pela defesa e conservação ambiental - em parceria com o Ministério da Educação (MEC), deve intensificar as propostas educativas referentes ao descarte e ao acúmulo de lixo, por meio de projetos que utilizem as práticas baseadas em reduzir, reutilizar e reciclar nas instituições de ensino, a fim de evitar comprometer o meio ambiente com a geração de resíduos. Por fim, será possível fazer com que o cenário apresentado no filme "Wall-E" esteja longe da realidade enfrentada pela nação brasileira.

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